Sylvia Sabbato vai além da análise do comportamento para buscar entender os anseios de quem não consegue encontrar as re...
iSim. Efetivamente, tudo aquilo em que você concentra atenção aumenta em extensão, seja volume, cheiro e cor.Se você acordar com uma dorzinha na ponta do dedinho do pé e pensar nela demoradamente ao longo do dia, no final, não estará suportando a dor e acabará num pronto socorro.
O mais surpreendente é que, em geral, todo ser humano quer saúde, alegria, dinheiro, bons relacionamentos e amigos. Mas acaba sempre dedicando um tempo enorme diário pensando, considerando aquilo que não tem: a falta de saúde, de amigos, principalmente de dinheiro.
Assim, onde concentramos atenção? Naquilo que não temos e não queremos, nas dores, nas angústias e nas faltas.
Mudança de direção
Sugiro aos meus pacientes que, por uma semana, façam um teste. Proponho uma semana de loucura: nesta semana você vai pensar que tem tudo o que quer.
Vamos começar fazendo uma lista dos sonhos. Vou ainda além. Essa lista não pode conter afirmações falsas, mas devem ser verossímeis.
Não adianta uma mulher de um metro e meio de altura escrever que tem um e setenta e seis. Proponho afirmações que façam sentido: tenho muita saúde, respiro com facilidade, tenho uma família ótima, vou comprar um apartamento melhor, mais próximo do trabalho.
Mais uma pecinha chave: fica atrás da orelha direita. Toda vez que você se pegar pensando em coisas desagradáveis, vai virar a chave (literalmente - mexa atrás da orelha direita) e lembre-se de mudar a direção dos seus pensamentos, da sua atenção.
Sem exceção, quando os pacientes passam por essa experiência, chegam novos na semana seguinte. Várias ideias surgem ao longo desse período, direcionando-os para exatamente aquilo que querem.
Não é mágica, mas é o incrível poder de encontrarmos a solução nos próprios problemas. A diferença é que antes, a concentração estava na ausência e agora, na solução. Há um ditado popular: "todo problema trás em si a semente da solução".
Segundo Carl Gustav Jung, famoso psiquiatra suiço, todos nós nascemos com a tendência ao desenvolvimento, ao aprimoramento.
A psicoterapia somente se faz necessária quando acabamos nos distanciando dessa linha essencial de crescimento. A função do profissional seria reaproximar o indivíduo dessa sua linha ou tendência.
É claro que não há uma solução mágica para as angústias da humanidade, mas um grande começo é perceber as novas ideias brotando nos corações. Elas são a demonstração mais clara às pessoas do quanto são capazes de mudar suas vidas.E você? Em que anda pensando?
Saiba mais: Por que fazer terapia?