Redatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
O nome pode parecer estranho, mas o leite dourado é mais simples de fazer do que aparenta. A combinação do leite com determinadas especiarias pode tornar a bebida uma poderosa aliada da saúde em diversos aspectos. Entre os principais ingredientes da receita está a cúrcuma, que tem efeito antioxidante e anti-inflamatório.
Ela contribui também para o combate ao câncer de próstata, mama, melanoma, pâncreas, diminui o risco de leucemia e mieloma múltiplo, e a ocorrência de metástases em diversos tumores. Desintoxica o fígado, é benéfico para o coração, ajuda no controle do diabetes, neutraliza radicais livres, reduz a inflamação da artrite, tem ação analgésica, antisséptica e antibacteriana.
A especiaria age ainda no metabolismo das gorduras auxiliando na perda de peso, ajuda na acne, na psoríase e outras doenças de pele, e acelera a cicatrização. Previne a doença de Alzheimer, combate a depressão e a esclerose múltipla. Ficou interessado? Veja receita abaixo, da Leite Faz Seu Tipo, iniciativa criada pela Associação Brasileira de Leite Longa Vida:
Ingredientes
- 2 xíc. de leite de vaca
- 1 col. de chá de cúrcuma
- 1/2 col. de chá de canela
- 1 pitada de pimenta do reino preta
- Gengibre (1 pedaço pequeno ou 1/4 de colher de chá da versão em pó)
Saiba mais: Dieta do leite: método é perfeito para quem quer perder peso rápido
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador e depois aqueça a mistura em uma pequena panela por cinco minutos, em fogo médio (sem deixar ferver). Depois é só aproveitar a bebida.