PUBLICIDADE

Mortes por diabetes cresceram 12% em seis anos no Brasil

Pesquisa feita pelo Ministério da Saúde descobriu que o diabetes cresceu 54% na população masculina, nos últimos 11 anos

Apesar dos avanços no diagnóstico e tratamentos, a diabetes continua a ser uma problema de saúde pública mundial, acometendo mais de 400 milhões de pessoas, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Entre 2010 e 2016, o Brasil registrou um crescimento de 12% no número de mortes por diabetes, segundo os dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM). Em todo o período, o país registrou 406.452 mortes de brasileiros que tiveram relação com a doença.

Os dados divulgados pelo Ministério da Saúde mostraram que foram registradas 54.877 mortes em 2010 para 61.398 no ano de 2016. Já a quantidade de internações por diabetes sofreu uma queda, passaram de 148.384 em 2010 para 135.364 em 2016.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

"O diabetes é uma doença crônica que pode ser evitada, desde que hábitos saudáveis, como uma alimentação adequada e a prática de atividade física, sejam adotados", disse em nota Marta Coelho, coordenadora de programa de doenças não transmissíveis do Ministério da Saúde.

Além disso, a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) apontou um crescimento de 54% no índice de homens que apresentaram diagnóstico médico de diabetes entre os anos de 2006 e 2017. Apesar de apresentarem percentual mais elevado em 2017, as mulheres (8,1%) tiveram um crescimento de 28,5% no mesmo período.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A investigação trouxe, também, que o indicador de diabetes aumenta com a idade, principalmente entre idosos com mais de 65 anos (24%) e é maior entre os com menor escolaridade, que frequentam a escola por até oito anos (14,8%).

O que é Diabetes?

O diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue. O diabetes acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo, ou porque este hormônio não é capaz de agir de maneira adequada (resistência à insulina).

A insulina promove a redução da glicemia ao permitir que o açúcar que está presente no sangue possa penetrar dentro das células, para ser utilizado como fonte de energia. Portanto, se houver falta desse hormônio, ou mesmo se ele não agir corretamente, haverá aumento de glicose no sangue e, consequentemente, o diabetes.

Veja quais são os sintomas, como diagnosticar e tratar o diabetes!