PUBLICIDADE

Sociedade Brasileira de Diabetes pede exclusão de vídeo do Porta dos Fundos

Canal no Youtube publicou um vídeo satirizando o uso da insulina e acabou ofendendo pessoas com diabetes

Na última quarta-feira (9), o canal Porta dos Fundos publicou um vídeo no youtube que gerou diversas críticas. Intitulado "Youtuber" e com duração de 4 minutos, o vídeo fala sobre um personagem chamado Marquinhos Lemos, interpretado pelo ator Gregório Duvivier, que experimenta muitos alimentos em excesso. "Eu bebi 4 litros de Coca Cola sem respirar", diz o ator em uma das frases da sátira.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Durante o vídeo, o personagem afirma que vai fazer uma coisa muito diferente: injetar 25 mililitros de insulina no corpo. A insulina é um hormônio que promove a redução da glicemia ao permitir que o açúcar presente no sangue possa penetrar dentro das células, para ser utilizado como fonte de energia. Portanto, se houver falta desse hormônio, ou mesmo se ele não agir corretamente, haverá aumento de glicose no sangue e, consequentemente, o diabetes.

A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) se pronunciou a respeito do desserviço passado no vídeo, através de uma nota de repúdio ao canal: "É preciso que a sociedade se mobilize para que esse tipo de (des)informação não tenha propagação. Diabetes dói, Diabetes exclui, Diabetes marca a vida com lutas diárias, a SBD não pode ficar calada diante de uma manifestação tão nefasta para com a sociedade".

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Além de pedirem a exclusão do vídeo, a SBD explica que o conteúdo ridicularizou as pessoas com diabetes, profissionais (o enfermeiro) e o uso indiscriminado de insulina. "É muito gostosão insulina e se você tiver a sua pode aplicar no seu amiguinho no recreio", indica o personagem em vídeo, que chama atenção de associações e internautas.

O comportamento transmitido pelo personagem é fácil de ser encontrado na internet. Infelizmente, podemos ver o consumo desenfreado de alimentos e a administração irresponsável de medicamentos de forma muito comum hoje em dia, visto que muitos conteúdos produzidos para o youtube estão voltados para desafios nesse sentido. Até o momento não houve nenhum pronunciamento do canal Porta dos Fundos sobre a repercussão.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O que é diabetes?

O diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue. O diabetes acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo, ou porque este hormônio não é capaz de agir de maneira adequada (resistência à insulina).

Há dois tipos principais da doença: o diabetes tipo 1, em que o pâncreas perde a capacidade de produzir insulina e, consequentemente, ela será utilizada no tratamento, uma vez que é um hormônio essencial para o organismo. E o diabetes tipo 2, no qual existe uma combinação de dois fatores - tanto a diminuição da secreção de insulina, quanto um defeito na sua ação. Saiba mais clicando aqui!