PUBLICIDADE

Aborto espontâneo pode estar ligado a problemas no esperma, diz estudo

O estudo provou que voluntários com parceiras que sofreram aborto têm danos no DNA do esperma

Um estudo publicado no periódico Clinical Chemistry sugere que abortos espontâneos pode ter alguma ligação com problemas no DNA do esperma masculino. Para investigar essa hipótese, os cientistas analisaram os espermatozoides de 50 homens cujas parceiras sofreram perda de três gestações consecutivas antes de 20 semanas de gravidez.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Os resultados da análise foram comparados com o esperma de outros 60 voluntários. Isso mostrou que o primeiro grupo tinha duas vezes mais danos de DNA do que o grupo de controle - homens que não tinham parceiras que sofreram aborto.

Segundo os pesquisadores, a ideia agora é prosseguir com o estudo para tentar entender o porquê isso acontece. Apesar dos resultados, o grupo de controle testado era mais jovem, uma média de 30 anos contra 37 anos do outro grupo. Além disso, o grupo mais novo tinha o IMC (índice de massa muscular) menor.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O que é aborto espontâneo?

O aborto espontâneo é a perda de uma gravidez antes da 20ª semana. A maioria dos abortos espontâneos ocorre porque o feto não está se desenvolvendo normalmente. As causas de abortamento muitas vezes são difíceis de determinar.

O aborto espontâneo é a complicação mais comum da gravidez precoce. A frequência diminui com o aumento da idade gestacional. De 8 a 20% das gestações clinicamente reconhecidas com menos de 20 semanas de gestação sofreram aborto, sendo 80% destes nas primeiras 12 semanas de gestação.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Há ainda a perda do bebê sem que a mãe perceba, que totalizam entre 13 e 26% de todas as gestações - no entanto, esse número pode ser ainda maior, uma vez que muitas mães podem sofrer um aborto espontâneo antes de perceberem que estão grávidas. Entenda mais sobre o assunto, clicando aqui!