1 pessoa perguntou:

O que devo saber antes de usar o medicamento stavigile?

  • Minha Vida responde
    Respondido em 08/01/2019 às 19:25
    Minha Vida responde
    perguntas que não podem ser respondidas por nossos especialistas
    Olá,

    Avise o seu médico da utilização de qualquer um dos medicamentos a seguir:

    - Para o tratamento de epilepsia, principalmente fenitoína, carbamazepina ou fenobarbital. 

    - Contraceptivos hormonais, incluindo pílulas anticoncepcionais, implantes, dispositivos intrauterinos (DIUs) e adesivos: você pode necessitar utilizar outros métodos contraceptivos durante o tratamento com a modafinila e por até dois meses após a descontinuação da medicação. Converse com seu médico a respeito. 

    - omeprazol (para refluxo ácido, indigestão ou úlceras).

    - Para o tratamento de depressão ou ansiedade, como por exemplo, amitriptilina, citalopram, fluoxetina ou diazepam.

    - Pílulas para dormir.

    - Para o tratamento de distúrbios de coagulação, como varfarina. Seu médico monitorará seus tempos de coagulação durante o tratamento.

    - Ciclosporinas (usados para prevenir a rejeição de órgãos transplantados e também para tratamento de artrite ou psoríase).

    - Antirretrovirais para tratamento de infecções do tipo HIV (conhecidos como inibidores da protease).

    - Para o tratamento de pressão alta ou problemas cardíacos (conhecidos como antagonistas dos canais de cálcio), como anlodipino, verapamil ou o betabloqueador: propranolol.

    - Alguns medicamentos para tratamento de colesterol alto (conhecidos como estatinas), como por exemplo, atorvastatina, sinvastatina. 

    - Qualquer outro medicamento que você utilize inclusive aqueles sem prescrição médica. 

    A ingestão de álcool deve ser evitada durante o tratamento com a modafinila.

    Não se sabe o quanto este medicamento pode prejudicar o feto, portanto, somente o médico poderá avaliar o risco/benefício do uso de Stavigile® durante a gestação.

    Converse com seu médico a respeito dos controles contraceptivos (para evitar a gravidez) que você deve utilizar durante o tratamento com a modafinila (e por até dois meses após sua interrupção). Stavigile® pode aumentar o risco potencial de gravidez quando da utilização concomitante com contraceptivos esteroidais ou por pelo menos um mês após a interrupção do tratamento com Stavigile.

    Avise o seu médico se você apresentar algumas das condições:

    - Tem algum problema no coração ou sofre de pressão alta. Seu médico necessitará checá-los regularmente enquanto você estiver usando a modafinila.

    - Doença no fígado ou nos rins. Você pode precisar de redução de dose da modafinila.

    - Apresenta depressão, baixa auto-estima, ansiedade, psicose (perda do contato com a realidade) ou mania (hiperexcitamento ou sentimento de extrema felicidade), transtorno bipolar do humor, ou outro transtorno psiquiátrico que você saiba.

    - História prévia de abuso de álcool ou drogas.

    - Alterações do comportamento: muitas pessoas relataram a ocorrência de comportamento agressivo ou pensamentos suicidas enquanto utilizaram este medicamento. Avise seu médico imediatamente se você notar que está se tornando deprimido, agressivo ou hostil em relação às pessoas; tiver pensamentos de suicídio ou notar outras alterações no seu comportamento. Você pode solicitar a alguém da família ou amigo próximo que lhe auxilie na observação do aparecimento de sinais de depressão ou outras alterações no seu comportamento.

    - Alterações neurológicas: em algumas pessoas, a modafinila pode causar tontura e alterações no raciocínio, dificultar o controle de movimentos ou turvar os olhos. Certifique-se de suas reações antes da realização de tarefas perigosas ou que exijam atenção e vigília, como operar máquinas e/ou dirigir veículos.

    Este medicamento apresente potencial para dependência no tratamento em longo prazo. Se você precisa tomá-lo por um longo período, seu medico irá reavaliar regularmente a manutenção deste tratamento.

    Informações retiradas da bula.

    PUBLICIDADE