Graduado em Medicina pela Universidade de Brasília (UnB - 1985), foi Primeiro Tenente Médico da Aeronáutica - Hospital d...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iO que é Sesamoidite?
A sesamoidite, comum entre dançarinos e corredores, é uma dor no pé sentida nos dois pequenos ossos sesamoides, localizados atrás dos dedões. A dor geralmente se intensifica ao movimentar-se e ao usar calçados de solas finas ou de salto alto, podendo provocar inchaço e vermelhidão. Normalmente, a condição é causada por uma lesão repetida ou pelo excesso de peso na região, levando à inflamação dos ossos.
Sintomas
Os sintomas de sesamoidite incluem:
- Incômodo ou dor nos pés
- Inchaço nos pés
- Vermelhidão na região
- Local mais quente que o resto dos pés
- Surgimento de calos
Saiba mais: Livre-se das dores nos pés após a corrida
Diagnóstico
O diagnóstico de sesamoidite pode ser feito por um ortopedista. Ele irá analisar os ossos e pedir para a pessoa dobrar e esticar o dedo do pé para ver se a dor se intensifica. Também poderá solicitar um exame de raio x.
Tratamento
As formas de tratamento para sesamoidite incluem:
- Repouso e limitação nas atividades do dia a dia
- Aplicar compressa de gelo no local da lesão
- Sessões de fisioterapia a fim de aliviar a pressão no local e aprender a melhor forma de utilizar os pés
- Perder peso
- Utilizar sapatos adequados, como os de sola macia e salto baixo, de preferência com palmilhas ortopédicas se indicadas
- Uso de medicamentos anti-inflamatórios para sesamoidite, como Ibuprofeno e Naproxeno não esteroides e injeção de corticosteroide misturado com anestésico para o alívio da dor
Saiba mais: Exercícios que aliviam as dores causadas pelo salto
Tem cura?
A sesamoidite tem cura e o tratamento é realizado através de medidas que aliviam a pressão sobre os ossos dos pés.
Prevenção
A melhor forma de prevenir a sesamoidite é usar calçados adequados e evitar saltos altos e calçados com solados finos e muito flexíveis, como as sandálias rasteiras, uma vez que favorecem a sesamoidite.
Saiba mais: Acerte na escolha do sapato sem prejudicar o seu corpo
Convivendo (Prognóstico)
Caso você esteja com sesamoidite, o ideal é utilizar uma bota ortopédica, conforme indicação médica, para aliviar o estresse da região e interromper as atividades que causam dor. O retorno às atividades do dia a dia precisa ser feito de forma gradual, sempre evitando colocar peso nas pontas dos pés.
Referências
Manual MSD
Rede D’or