Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
A vantagem de ter um propósito é acordar todos os dias com um senso de direção que faz com que tudo pelo que você trabalha pareça significativo. Isso não significa, como explica a bióloga e treinadora Aida Baida, que você terá uma vida perfeita.
“Sua vocação não implica estar sempre feliz [...] Haverá momentos difíceis, partes que você não gosta, fases de desmotivação, dúvidas, cansaço. Embora em geral você ame seu trabalho e sinta que está onde precisa estar”, afirma.
Nem todo mundo consegue, mas quando encontramos nossa vocação, seja dentro ou fora do trabalho, a vida parece diferente. Aqueles que ainda não encontraram esse propósito vital, muitas vezes, mostram alguns comportamentos sem perceber. E embora não seja possível encontrar as respostas durante a noite, conhecer esses sinais não deve frustrá-lo, mas sim ser o caminho de tijolos amarelos para encontrar o seu verdadeiro propósito. Na próxima vez que você os tiver, não desanime, porque é o começo de algo que valerá a pena.
1. Sentir inveja dos outros
A inveja é uma emoção humana comum, que todos sentimos e, embora seja uma sensação desagradável que pode nos causar desconforto, em muitas ocasiões pode se tornar um gatilho para mudanças. Essa inveja não é tão simples quanto querer o que outra pessoa tem. Não se trata de você invejar seu dinheiro, sua fama ou seu poder. Você deseja ter o mesmo nível de paixão e realização em sua própria vida.
Da próxima vez que você sentir uma pontada de inveja, não ignore. Reserve um momento para refletir sobre o que você realmente inveja, porque pode ser uma pista para encontrar sua verdadeira vocação.
2. Fingir estar satisfeito
Se você tem todos os ingredientes que deveriam estar presentes para o sucesso, segundo os padrões sociais, e ainda não se sente satisfeito, talvez você não tenha encontrado o seu propósito ou não esteja entendendo o sucesso como ele realmente é.
Pense na sua vida e no bem-estar que você sente com ela. Essa falta de satisfação é um sinal sutil de que algo não se encaixa no quebra-cabeça da sua vida. Você pode ter sucesso no seu trabalho, mas se apesar disso não sentir satisfação e bem-estar, talvez seja hora de reavaliar o que você realmente deseja da vida.
3. Perder a concentração e se sentir inquieto
Quando você encontra sua vocação, ao realizar tarefas relacionadas a ela você alcança concentração absoluta, o que David Allen definiu como “a mente como a água”. O pensamento flui, você tem mais criatividade, o trabalho é feito com menos esforço e o tempo passa inexplicavelmente rápido. Porém, sem um propósito tenderemos a perder a concentração facilmente, e no nosso trabalho o tempo passará lentamente.
Além disso, você tem uma sensação constante de que algo está faltando, de que deveria estar fazendo outra coisa. Pode se manifestar de várias maneiras além da dificuldade de concentração no que você está fazendo, como sonhar acordado com frequência ou mudar rapidamente de um interesse para outro, como se nada o estivesse satisfazendo o suficiente.
4. Buscar constantemente novas experiências
Embora estudos sugiram que a mudança de emprego está se tornando cada vez mais comum, especialmente entre os millennials, talvez a verdadeira razão para tantas mudanças seja que procuramos encontrar a nossa vocação.
Você está sempre em busca de novidades, dentro e fora do trabalho, ou tem dificuldade em se comprometer com hobbies porque prefere ter novas experiências, talvez seu próprio subconsciente esteja lhe dizendo que você está procurando algo. Ser inquieto é sinal de gente que ainda não encontrou sua verdadeira vocação.
5. Se sentir incompreendido
Segundo o psicólogo clínico Daniel González, “a falta de apoio em momentos de confusão faz com que nos sintamos sozinhos e incompreendidos”. Quando estamos em processo de desenvolvimento pessoal, tentando descobrir quem realmente somos, podemos nos sentir isolados e incompreendidos, mesmo estando rodeados de pessoas.
Faz todo o sentido do mundo porque há algo errado, mas não sabemos o que é. Contá-lo para alguém que você confia – um amigo, sua irmã ou seu parceiro – é uma forma de colocar em palavras o que sentimos para começar a desemaranhar a meada que temos em mãos. Quem sabe você não esteja tão sozinho quanto pensava nesse caminho de descoberta.
6. Ter dúvidas constantes sobre sua vida
Estarei trabalhando nisso em 15 anos? O que tenho é tudo o que me espera na vida? Devo fazer outra coisa? Se essas questões sobre a sua existência se repetem constantemente e você sente que a cada dia vive uma crise existencial, é possível que não tenha encontrado a sua verdadeira vocação. Essas perguntas não têm o objetivo de atormentá-lo, mas sim de lhe dar o impulso para explorar novas possibilidades.
Às vezes, encontrar sua verdadeira vocação é como perseguir uma sombra. Você está perto, você sabe disso, mas, ao mesmo tempo, não se vê com as ferramentas para alcançá-lo. Quando você se vira, ele desaparece diante de seus olhos.
Na próxima vez que você notar esses comportamentos em si, estará um pouco mais perto de encontrar seu propósito, porque agora será capaz de reconhecer os sinais e estará mais preparado para se fazer as perguntas certas. E não é necessário que você mude de emprego, pode se tornar o hobby que te faz feliz porque o que é realmente importante para encontrar a nossa vocação é ser feliz com o que fazemos na vida.