Formada em Nutrição pela USP. Especialista na área de nutrição infantil e educação nutricional
Redatora especializada na cobertura de temas sobre alimentação e universo fitness.
O que é Boldo?
Boldo é um arbusto da região central do Chile e Peru. As folhas do arbusto do boldo têm uma longa história de uso na medicina popular. Podendo ser consumido na forma de chá para uma variedade de fins de promoção da saúde. Tal como acontece com qualquer produto à base de plantas, no entanto, é importante ter cautela e orientação de um especialista.
Tipos
- boldo-da-terra (Coleus barbatus ou Plectranthus barbatus)
- boldo-baiano (Vernonia condensata)
- boldo-português (ou boldo-miúdo)
- boldo chinês, raros no Brasil
- o boldo do chile, o mais conhecido
Boldo-do-chile (Peumus boldus)
Planta originária do Chile, é considerada uma árvore, pois quando adulta atinge de 12 a 15 metros de altura. Apresenta propriedades estomacais, diuréticas e hepáticas.
Efeitos colaterais: pode ser abortivo e provocar hemorragias internas. Deve ser usado com cautela. Quando usado por longos períodos, pode causar irritação gástrica. No Brasil, é possível encontrar o boldo-do-chile, um produto importado, em farmácias.
Boldo-da-terra (Coleus barbatus ou Plectranthus barbatus)
Arbusto originário da África, atinge de 1 a 2 metros de altura, apresenta folhas aveludadas e produz flores azuladas. Indicado como analgésico, estimulante da digestão e combate azias.
Efeitos colaterais: Quando usado por longos períodos, pode causar irritação gástrica.
Boldo-baiano (Vernonia condensata)
Arbusto também originário da África, chega a alcançar de 2 a 5 metros de altura. Apresenta efeito carminativo e alivia os sintomas de úlcera e gastrite.
Propriedades
Nutrientes do boldo
O boldo conta com lactona, uma substância de gosto amargo e muito eficaz na digestão de gorduras. As folhas do Boldo contêm numerosos fitoquímicos, incluindo boldina, cânfora, limoneno, beta-pineno e cumarina (uma lactona). Os fitoquímicos são compostos antioxidantes potentes encontrados naturalmente em plantas, que ajudam a prevenir e tratar doenças em humanos.
Além disso, as folhas do boldo têm efeito diurético, laxante, antibióticos e anti-inflamatório, mas o mecanismo de ação exato de boldo é desconhecido. O boldo ainda apresenta uma substância denominada ascaridol que é um vermífugo natural. No entanto, é uma substância tóxica quando consumido durante um período prolongado.
Benefícios
- Ajuda na digestão: A boldina, um alcalóide presente no boldo, é conhecida por apresentar propriedades que estimulam o fluxo de bile pelo fígado
- Bom em casos de ressaca: O boldo possui boldina, que protege as células do fígado sobrecarregas após o excesso de bebida alcoólica
- Aliado do fígado: O boldo bom para a saúde do fígado devido a sua capacidade de estimular a produção de bile e ser hepatoprotetor
- Reduz os gases: O boldo ajuda a reduzir os gases porque facilita o processo de digestão, diminuindo a quantidade de resíduos alimentares não digeridos para o intestino que seriam fermentados pelas bactérias
- Diminui a prisão de ventre: O boldo é usado como um laxante suave. Contudo, deve ser consumido com moderação, pois em grandes quantidades e por longos períodos, pode causar irritação gástrica
- Ação diurética: Estudos têm demonstrado que boldo pode ajudar a facilitar a remoção de resíduos e toxinas do fígado antes que eles sejam acumulados, protegendo desta forma as células do fígado
- Bom para a imunidade: O boldo possui ação antimicrobiana que ajuda o sistema imunológico a eliminar agentes infecciosos no corpo
Para que serve
O chá de boldo é um preparo que auxilia principalmente nos problemas relacionados à digestão e intestino, mas também oferece outros benefícios à saúde.
Como consumir ?
A maneira correta de ingerir o boldo é na forma de chá. Despeje 1 xícara de água fervente sobre uma colher de chá de folhas secas.
Quantidade recomendada
Estudos sugerem uma dose de 2,5 g de folhas secas de boldo por dia. Isso equivale a 3 colheres de chá diluídas em 3 xícaras.
Contraindicações
Grávida pode tomar chá de boldo?
Embora o boldo possua diversos benefícios para a saúde, ele não é indicado durante a gestação. Isso porque o chá de boldo pode trazer sérias consequências para a gravidez, como malformações no bebê e até mesmo o aborto, dependendo da quantidade que é consumido. Entenda mais sobre o chá de boldo na gravidez!
Riscos do consumo em excesso
Ao ingerir o chá de boldo, não o consuma em excesso e nem por um período de tempo prolongado. O consumo em excesso pode causar irritação gástrica.
Mais Sobre
Boldo e coronavírus
Há um tempo, muitas fakes news sobre medicamentos milagrosos contra o coronavírus. Entre eles, o "boldo" e "chá de boldo", associado à COVID-19, teve grande grande busca no Google.
No entanto, é importante enfatizar que não há comprovação científica sobre a eficácia do boldo no combate ao coronavírus.