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Chá mate: a bebida que reduz o colesterol

E também combate o diabetes e ajuda a emagrecer

O chá-mate ajuda a diminuir o colesterol  - Foto: Getty Images
O chá-mate ajuda a diminuir o colesterol - Foto: Getty Images

O chá-mate é uma bebida produzida a partir da erva-mate (Ilex paraguariensis) tostada. A erva é usada para combate ao colesterol e tem sido uma grande aliada para quem deseja perder peso.

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Benefícios da erva mate

Erva mate é boa para os diabéticos - Foto: Getty Images
Erva mate é boa para os diabéticos - Foto: Getty Images

Diminui o colesterol: A erva mate é rica em saponinas, que têm um efeito anti-inflamatório, e compostos fenólicos, que possuem forte ação antioxidante. Estes nutrientes contribuem para a diminuição do colesterol total e do colesterol ruim, o LDL. Isto porque ajudam a bloquear a absorção de colesterol no intestino delgado e ainda inibem a síntese do lipídeo no fígado.

Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) constatou os benefícios da erva-mate para a diminuição do colesterol. Após 40 dias de consumo de cerca de um litro de chá-mate diariamente ,pessoas com dislipidemia, doença que provoca alteração nos níveis de gordura no sangue, apresentaram diminuição de cerca de 4,6% do colesterol total e 8,6% do LDL. Este grupo não ingeriu nenhum medicamento para a doença.

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Bom para os diabéticos: O chá-mate é interessante para diabéticos tipo 2, porque ajuda a diminuir a glicose no sangue. Os responsáveis por isso são os compostos fenólicos.

Um estudo feito pela Universidade Federal de Santa Catarina com pessoas portadoras de diabetes tipo 2 constatou que, após 60 dias de consumo de um litro diário de chá mate, o nível de glicose no sangue destes indivíduos diminuiu em média 25 mg/dl em jejum.

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A análise também apontou que, depois de 20 dias de ingestão de um litro de chá-mate diariamente, houve uma diminuição de 0,85% da hemoglobina glicada (HbA1c). HbA1c é a fração da hemoglobina (proteína dentro do glóbulo vermelho) que se liga a glicose. Durante o período de vida da hemácia, 90 dias em média, a hemoglobina vai incorporando glicose, em função da concentração deste açúcar no sangue. Se as taxas de glicose estiverem altas durante todo esse período ou sofrerem aumentos ocasionais, haverá necessariamente um crescimento nos níveis de hemoglobina glicada.

Protege o coração: Ao diminuir a concentração de hemoglobina glicada (HbA1c) em 0,85%, conforme constatou o estudo da UFSC, a erva-mate também beneficia o coração. De acordo com o United Kingdom Prospective Diabetes Study, do Reino Unido, para cada redução de 1% na HbA1c, os riscos de infarto agudo do miocárdio caem cerca de 14% e as chances de complicações microvasculares são reduzidas cerca de 37%. É importante ressaltar que, para indivíduos que tenham pressão alta ou alguma doença cardíaca ,o uso de chá-mate - assim como outro alimento rico em cafeína - é contraindicado.

Ajuda a emagrecer: O chá mate emagrece, sim. Afinal, possui metilxantinas (cafeína e teobromina) em sua composição. Essas substâncias conferem ao chá o efeito termogênico, pois ele acelera o metabolismo e aumenta o gasto calórico em repouso. Esse mecanismo aumenta a queima de gordura, por isso a bebida pode contribuir para o emagrecimento.

As metilxatinas aumentam o desempenho atlético e cognitivo após períodos de estresse ou privação de sono e estimulam a queima de gordura. Já os compostos fenólicos têm uma ação antioxidante e ajudam a combater o diabetes. Enquanto as saponinas são substâncias com efeito anti-inflamatório que auxiliam na redução do colesterol.

Ação diurética: As metilxantinas (cafeína e teobromina) presentes no chá-mate também possuem propriedades diuréticas. Assim, a bebida ajuda na eliminação de toxinas que fazem mal para o organismo e dificultam o emagrecimento.

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Melhora a digestão: As saponinas presentes no chá-mate auxiliam na liberação de sucos digestivos, principalmente a bile, por isso, podem facilitar a digestão de alimentos.

Efeito antioxidante: Os compostos fenólicos presentes no chá mate são os nutrientes que mais possuem ação antioxidante, especialmente o ácido clorogênico. Os antioxidantes têm efeitos positivos sobre os problemas mencionados anteriormente, como diabetes, colesterol alto e complicações cardíacas. Ainda são essenciais para praticantes de atividades físicas, uma vez que estes produzem mais radicais livres. Além disso, ao combater os radicais livres no organismo, os compostos fenólicos podem diminuir o envelhecimento celular e os riscos para alguns tipos de cânceres. Porém, ainda não há pesquisas que comprovem de fato a capacidade anticancerígena da erva mate.

Bom para o cérebro: O chá mate possui grandes quantidade de vitamina B1. Todas as vitaminas pertencentes ao complexo B ajudam o nosso corpo na captação de energia nas células, principalmente no metabolismo do oxigênio e da glicose, as principais fontes de combustível celular. A B1, ainda por cima, tem essa ação principalmente nos neurônios, células que formam nosso cérebro.

Além disso, as metilxantinas (cafeína e teobromina) presentes no chá-mate aumentam o desempenho cognitivo após períodos de estresse e privação de sono.

Propriedades do chá mate

Chá-mate - 1 litro (recomendação diária)
Calorias 30 kcal
Proteínas 0 g
Lipídeos 1 g
Carboidratos 6 g
Cálcio 10 mg
Magnésio 20 mg
Manganês 2,7 mg
Potássio 50 mg
Vitamina B1 (Tiamina) 8,9 mg

Fonte: Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos / Taco - versão 2, UNICAMP (convertida para a porção de 1 litro).

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Confira qual é a porcentagem do valor diário* de alguns nutrientes que o chá mate carrega em um litro da bebida:

*Valores diários de referência para adultos com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8.400 kj. Seu valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.

Os principais componentes químicos da erva-mate são: metilxantinas (cafeína e teobromina), que auxiliam no emagrecimento e tem ação diurética, os compostos fenólicos, que possuem forte ação antioxidante e saponinas, que tem um efeito anti-inflamatório e colerético (promove a produção de bile).

Entre os nutrientes da erva mate, e consequentemente de seu chá, destacam-se as metilxantinas (cafeína e teobromina), compostos fenólicos, flavonoides e as saponinas.

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O chá-mate possui vitamina B1. Todas as vitaminas pertencentes ao complexo B ajudam o nosso corpo na captação de energia nas células, especialmente em neurônios, células que formam nosso cérebro.

A bebida ainda é fonte de manganês, magnésio, potássio, ferro, crômio, cobre, zinco e níquel que são interessantes para a saúde humana devido à importância no metabolismo e desenvolvimento do organismo.

O chá-mate ainda é rico em cafeína. Este nutriente é um estimulante com capacidade de aumentar o desempenho atlético e cognitivo após períodos de estresse ou privação de sono. Por ter efeito termogênico, ela ainda estimula a queima de gordura, ajudando no emagrecimento.

Formas de tomar chá mate

Esta erva tem sido preparada como bebida desde a época pré-colombiana no Paraguai, Argentina e Brasil. No século XVI, os espanhóis provaram a adoraram o alimento. Outras espécies de ervas também são comercializadas como se fossem a erva mate, são elas: Ilex argentina, Ilex dumosa, Ilex brevicuspis, Ilex taubertiana, Ilex theezans, Ilex pseudobuxus entre outras.

Além da versão em chá, a erva mate também pode ser consumida de outras formas.

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Quantidade recomendada

A quantidade recomendada de chá-mate é de cerca de um litro por dia no qual é utilizado 20 gramas das folhas de erva mate ou entre 15 e 20 saquinhos de chá. É interessante dividir a bebida em porções de 330 ml e tomá-las durante ou antes das principais refeições, café da manhã, almoço e jantar.

Como fazer chá mate

O chá mate é preparado deixando as folhas em infusão com a água quente a cerca de 80º C. É utilizado um litro de água filtrada e 20 gramas de folhas de erva mate tostada. Assim que a chaleira começar a chiar (ou a água na caneca começar a ferver), deixe as folhas em infusão por cinco minutos. É interessante dividir a bebida em porções de 330 ml e tomá-las durante ou antes das principais refeições, café da manhã, almoço e jantar.

O melhor é ingerir o chá-mate um pouco antes das principais refeições. Desta forma, as propriedades que diminuem a absorção de colesterol já estarão a postos no momento em que os alimentos chegarem e assim evitarão a absorção de colesterol no intestino delgado.

O processo para preparar as folhas utilizadas no chámate envolve expor elas por alguns segundos a uma alta temperatura. O resultado deste processo será utilizado no chimarrão e no tererê. Para o chá em si há uma etapa adicional que é a torrefação; esta "tostagem" faz com que o sabor da bebida fique mais suave. O chá mate industrializado não é tão interessante para a saúde por conter mais açúcar do que a versão preparada em casa.

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Compare o chá mate com outras bebidas

Nutrientes Chá-mate (1 litro) Café (200 ml) Chá-preto (450 ml)
Calorias 30 kcal 18 kcal 9 kcal
Proteínas 0 g 1,4 g 0 g
Lipídeos 1 g 0,2 g 0 g
Carboidratos 6 g 3 g 2,7 g
Cálcio 10 mg 6 mg 0 mg
Magnésio 20 mg 20 mg 4,5 mg
Manganês 2,7 mg 0,08 mg 0,405 mg
Potássio 50 mg 312 mg 58 mg
Vitamina B1 (Tiamina) 8,9 mg 0 mg 14 mg

Fonte: Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos / Taco - versão 2, UNICAMP

Um copo de infusão de erva-mate possui aproximadamente 80 mg de cafeína, quantidade semelhante à encontrada em um xícara de café que tem 85 mg. Porém, o consumo de chá mate em um dia pode ser maior do que a do café, de modo que pessoas que optam pelo chá ingerem mais cafeína.

Além disso, o chá mate possui uma grande quantidade de saponinas, compostos fenólicos, minerais, entre outros nutrientes a mais do que o café, o que faz o chá ser nutricionalmente mais completo.

Em relação aos nutrientes, uma bebida semelhante ao chá-mate é o chá-verde que também é rico em cafeína e em flavonoides. Com relação aos antioxidantes, o chá-mate possui uma quantidade maior do que o do vinho tinto, que é rico em polifenois.

Combinando o chá mate

O chá-mate também pode ser consumido gelado - Foto: Getty Images
O chá-mate também pode ser consumido gelado - Foto: Getty Images

Chá mate com leite: A cafeína presente no chá mate pode prejudicar a absorção de cálcio no organismo quando a bebida é consumida junto com um alimento fonte do mineral (leite e seus derivados, brócolis, espinafre, grão-de-bico, sardinha, entre outros). Quem é fã da famosa dupla chá mate com leite ou gosta de consumir a bebida durante as refeições, precisa ficar atento à essa combinação e buscar outras fontes de cálcio na alimentação.

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O ideal é que em refeições como café da manhã e lanches, em que tenham leite ou derivados, não se faça a ingestão do chá. Afinal, apesar de todos os benefícios o índice de pessoas com osteopenia e osteoporose cresce a cada dia.

Chá mate com canela ou gengibre: Para potencializar o efeito termogênico do chá, acrescente gengibre ou canela à bebida. Isto porque estes alimentos também são considerados termogênicos, ou seja, aceleram o metabolismo fazendo o organismo queimar mais calorias para digeri-los.

Contraindicações

Pessoas que apresentam maior sensibilidade à cafeína, desenvolvendo algum tipo de queimação gástrica como a azia, devem evitar o consumo do chá mate. Também devido à cafeína, o chá não é recomendado para pessoas com insônia e de forma geral não é interessante consumi-los um pouco antes de dormir.

Riscos do consumo excessivo

O consumo de chá mate além do um litro recomendado diariamente pode fazer mal. Isto porque ele é rico em cafeína que em grandes quantidades pode causar insônia, taquicardia e gastrite, pois aumenta a secreção gástrica.

Onde encontrar

A erva mate, essencial para a elaboração do chá, pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e também em supermercados.

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Referências:

Farmacêutico bioquímico Edson Luiz da Silva, professor doutor de bioquímica clínica da Universidade Federal de Santa Catarina e autor de estudos sobre os benefícios da erva mate

Farmacêutica Valquiria Linck Bassani, professora da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Nutricionista Karina Valentim, da PB Consultoria em Nutrição