Médica dermatologista graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Integra o corpo clínico...
iRedatora focada na produção de conteúdos sobre saúde, alimentação e beleza.
A limpeza de pele é um procedimento altamente recomendado por dermatologistas, pois ajuda a remover cravos e desobstruir poros. A depender da necessidade de cada um, o intervalo entre as sessões pode variar, mas, com alguns cuidados em casa, você pode reduzir sua necessidade de agendar esse procedimento com um especialista.
Pequenas atitudes diárias são capazes de promover uma pele mais saudável, e com menos acúmulo de resíduos nos poros, o que reduz a necessidade de limpezas de pele frequentes.
A seguir, veja quais hábitos podem ajudar a adiar a limpeza de pele:
Lave o rosto
Lavar o rosto cerca de duas vezes ao dia ajuda a eliminar impurezas como a poluição e o sebo, produzido pela pele, evitando o entupimento de poros. Ela deve ser feita com sabonetes específicos para o rosto, que limpem sem agredir a pele.
Fique atento ainda à temperatura da água! Muito quente, ela remove a camada natural de proteção da pele, o que contribui com o ressecamento e surgimento de inflamações. Finalize o processo pressionando uma toalha ou papel contra o rosto sem esfregar para minimizar o atrito.
Leia também: Skincare: 8 passos para lavar o rosto corretamente
Faça esfoliação
A esfoliação pode ser uma aliada, mas deve ser feita com cautela.
Em geral, o uso de esfoliantes não deve ser diário, o ideal é que a aplicação seja semanal ou quinzenal. Prefira produtos suaves, testados em peles sensíveis, para minimizar a agressão à pele. Se você estiver utilizando algum ácido (como glicólico ou retinoico), consulte seu dermatologista antes de começar a esfoliar a pele.
Use um hidratante
Tanto a pele seca quanto a pele oleosa necessitam de hidratação, afinal ela é essencial para manter uma pele íntegra e saudável. É um erro bastante comum imaginar que hidratantes necessariamente deixam a pele mais oleosa. No mercado, existem diversas opções de produtos, com indicações precisas para cada tipo de pele.
Passe protetor solar
Depois do hidratante, proteja a pele com uma camada fina de filtro solar. Ele ajuda a prevenir manchas e o envelhecimento precoce, além de ser essencial na prevenção do câncer de pele. Em caso de exposição solar direta, faça reaplicação do produto a cada duas horas e opte por filtros com fator de proteção acima de 30.
Remova a maquiagem
Por maior que seja sua preguiça ao, finalmente, chegar em casa, não deixe de remover a maquiagem. Base, corretivo e pó disfarçam imperfeições, mas também podem contribuir para o agravamento delas se o seu rosto não ficar livre do produto algumas horas por dia. Escolha um produto adequado para o seu tipo de pele (pode ser água micelar, demaquilante bifásico ou óleo de limpeza) e lave o rosto em seguida.
Experimente cremes noturnos
Até mesmo durante o sono é possível fazer tratamentos que promovem a limpeza e o fechamento dos poros. Como? Com cremes noturnos. Os que contêm ácido retinoico, por exemplo, ajudam no tratamento da acne, mas deixam a pele mais sensível à luz.
Por isso, nada melhor do que aplicá-los antes de dormir. Converse com um profissional antes para saber a intensidade do ácido e descobrir qual o melhor tipo para a sua pele.
Leia também: Skincare para maquiagem: passo a passo para sua pele