Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF//MG) em 2002. Residência Médica em Neurologia pela...
iA neuropatia diabética é uma das complicações neurológicas do diabetes mellitus tipo 1 ou tipo 2, normalmente ocorrendo no contexto de doença descompensada, com controle inadequado da glicemia (açúcar no sangue).
Acredita-se que mecanismos vasculares, metabólicos e até inflamatórios possam fazer parte da fisiopatologia (origem) da neuropatia diabética. De qualquer forma, o controle inadequado do açúcar é o principal fator implicado nesta doença.
Sintomas
A neuropatia diabética normalmente se manifesta nas pernas e pés com uma sensação de formigamento ou dormência. Existem outras apresentações clínicas incomuns e mais severas que incluem emagrecimento e diminuição da força muscular.
Dor também é um sintoma frequente da neuropatia diabética e pode ser adequadamente tratada com remédios específicos prescritos por médico, entre eles, alguns anticonvulsivantes, alguns antidepressivos e derivados opióides.
Outra complicação comum é o "pé diabético". Devido à alteração de sensibilidade destes pacientes, traumas mínimos de repetição ocorrem nos pés, podendo levar a lesões de pele e até úlceras. Nestes casos, as visitas frequentes a podólogos são recomendadas.
Prevenção
Sem dúvida, o grande passo para evitar a neuropatia diabética é ter um controle adequado, quase obsessivo, da glicemia. A doença não tem cura, mas pode ter um excelente controle e o indivíduo ficar sem qualquer queixa. Mas, de novo, o segredo está no controle do "açúcar".