Extremamente complexa, a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) transforma por completo a vida de quem convive com a doença. E foi pensando nisso que a professora baiana Milena Andrade decidiu incentivar seu pai a escrever sobre sua batalha contra a ELA. Antônio Ailton de Andrade, de 70 anos, sofre com a doença degenerativa desde julho de 2013.
"Foram, até então, 68 anos de muita saúde até ser surpreendido com o surgimento dessa doença rara. Por quê? Não há explicação. Surgiu em mim e tenho que aceitar esta realidade, buscar a melhor maneira possível de convivência", relata ele em trecho da obra, intitulada "Eu & ELA".
Saiba mais: Conheça tudo sobre a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)
Com seu livro, de pouco mais de 80 páginas, Antônio busca compartilhar com outros portadores da doença sua experiência e, de alguma forma, encarar tudo positivamente. Ele chegou a escrever um livro anteriormente, logo que descobriu a doença e ainda tinha o movimento das mãos, porém a obra fora apenas distribuída entre família e amigos.
Quando ele perdeu todos os movimentos e a fala, sua filha pesquisou outras formas para que o pai pudesse se comunicar, descobrindo então a tecnologia que ele usa atualmente. Antônio usa um aparelho que codifica mensagens a partir do seu olhar sobre as teclas de um computador. E foi com esse aparelho que ele escreveu seu último livro em apenas quatro meses.