Nutricionista, graduada pelo Centro Universitário São Camilo, em São Paulo, com especialização em Nutrição de Doenças Cr...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Durante um quadro de diarreia, é importante ingerir alimentos leves, de fácil digestão e que não agridam o sistema gastrointestinal, uma vez que ele está passando por um momento de inflamação. O contato com alimentos de difícil digestão pode gerar uma maior dificuldade na recuperação da diarreia, por isso separamos a dieta certa para se seguir nestes casos.
Leia também: Tire esses 11 alimentos da dieta e recupere a sua disposição durante o dia
Alimentos para comer em casos de diarreia
Ao MinhaVida, a nutricionista Amanda Epifânio Pereira explica em quais alimentos é preciso investir em episódios de diarreia. São eles:
1. Carnes
Além proteicas, as carnes são as principais fontes alimentares de ferro e vitaminas do complexo B. Em casos de diarreia, alimentos ricos em vitamina B ajudam a fortalecer a imunidade e contribuir para a reestruturação da flora intestinal.
Como consumir: as carnes podem ser oferecidas moídas, cozidas e cortadas em pedaços pequenos ou mesmo desfiadas. O ideal é que sejam oferecidas carnes magras, como frango e peixe.
2. Arroz integral
O grão também é rico em vitaminas do complexo B, que são hidrossolúveis e não são produzidas em quantidades suficientes pelo corpo humano, por isso devem ser adquiridas por meio da alimentação.
3. Mingau
Um mingau preparado com aveia, farinha de arroz ou milho pode ser uma excelente opção em caso de diarreia, pois eles são leves, fáceis de serem digeridos e ajudam a repor os nutrientes perdidos na desidratação.
4. Batata
A batata é uma fonte energética para o almoço e jantar. Além disso, a batata é rica em ferro e cálcio, e possui propriedades imunomodulatórias, que atuam modulando e ativando os componentes celulares e seus mediadores químicos, aumentando assim a efetividade do sistema imunológico.
Como consumir: em forma de purê ou ingrediente de uma sopa.
Saiba mais: Sete passos para manter o seu intestino saudável
5. Cenoura
A cenoura contribui para o aumento da imunidade e ajuda no combate a infecções. O alimento é rico em pectina, uma substância que reduz a entrada de bactérias e contribui para uma melhora na inflamação.
Como consumir: as cenouras podem ser ingeridas cozidas, como purê e sucos.
6. Chás
Os chás podem contribuir com a regulação da flora intestinal. O chá de folha de goiabeira, por exemplo, possui ação analgésica e contribui para o alívio de dores abdominais e cólicas. O chá de camomila pode fazer com que o intestino se contraia menos e produza menos bolo fecal. Já o chá de hortelã pode ajudar no processo digestivo e alívio de azia e dor de estômago.
Saiba mais: 7 chás para eliminar os sintomas da diarreia
7. Maçã
A maçã conta com fibras capazes de regular o intestino e pode contribuir para aliviar o fluxo intestinal causado pela inflamação.
Como consumir: ela pode ser ingerida crua ou cozida.
8. Banana
A banana é um alimento rico em amidos, substâncias capazes de absorver a água do intestino e deixar as fezes mais sólidas. A fruta ajuda a repor nutrientes como potássio e magnésio, que costumam ser facilmente perdidos durante a diarreia.
Como consumir: ela pode ser ingerida crua, sólida ou amassada.
8. Sopa
As sopas contribuem para a hidratação do organismo e reposição dos nutrientes. Tudo depende do ingredientes escolhidos. O ideal é optar por sopas caseiras e evitar temperos industrializados, cujos componentes podem irritar o sistema gastrointestinal.
Como consumir: o mais indicado é que sejam feitas à base de legumes e tubérculos como cenoura, chuchu, abobrinha, batata e carne de frango.
Alimentos que devem ser evitados
Segundo o gastroenterologista J Bussade, evite a ingestão destes itens durante um episódio de diarreia:
- Alimentos gordurosos e condimentados: eles podem irritar o intestino e dificultar o tratamento;
- Vegetais não cozidos e frutas com casca: esses itens contém muitas fibras e podem estimular o trânsito intestinal e a defecação, aumentando a chances de você perder água e nutrientes;
- Frutos do mar e carnes mal passadas: esses alimentos podem conter bactérias causadoras de infecções gastrointestinais.
Cardápio para três dias de diarreia
Refeição | 1º dia | 2º dia | 3º dia |
Café da manhã | Chá de gengibre com 2 bolachas de água e sal | Mingau de leite de arroz | Chá de camomila com 2 torradas e geleia |
Almoço | Frango cozido com batata cozida | Frango desfiado com legumes cozidos | Sopa de abóbora cozida |
Lanche | Gelatina | Maçã cozida | Pera cozida |
Jantar | Sopa de legumes com arroz | Canja com torradas | Purê de cenoura com frango desfiado |
Cuidado com a desidratação
A perda de líquidos ocasionada pela diarreia faz com que o corpo perca mais água e nutrientes do que ingere. Esse quadro leva à desidratação.
Durante o período de diarreia é importante ingerir líquidos como água, água de coco e isotônicos além do normal. Também é importante incluir a ingestão de soro caseiro, pois ele age no processo de reidratação e ajuda o organismo a se restabelecer.
Saiba mais: Cor, consistência e até o cheiro das fezes podem indicar problemas de saúde