É médica nutróloga, especialista em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Também possui...
iRedatora de conteúdos sobre saúde, alimentação e bem-estar.
A gripe, doença infecciosa causada pelo vírus Influenza, pode levar a sintomas como dor de cabeça, febre, dor muscular, tosse e congestão nasal. Os remédios caseiros para gripe não combatem o vírus, mas ajudam a aliviar os sintomas e a acelerar o processo de recuperação.
"Normalmente estes quadros são autolimitados, ou seja, persistem em média de 3 a 7 dias e depois se resolvem sozinhos", considera a nutróloga Lenina Matioli. O remédio caseiro para gripe pode servir como um tratamento complementar, que deve ser feito também com medicamentos (sob orientação médica), repouso e hidratação.
Leia mais: Tratamentos para gripe: 5 opções que realmente funcionam
Remédios caseiros para gripe: o que funciona?
De acordo com Lenina, os remédios caseiros para gripe mais indicados popularmente e que ajudam a aliviar seus sintomas são:
1. Suco de laranja com limão
Rico em vitamina C, o suco de laranja com limão é um bom remédio caseiro para gripe, pois o nutriente ajuda a reforçar o sistema imunológico. Para prepará-lo, esprema um limão grande e três laranjas, adicione água e açúcar, se quiser, e bata no liquidificador com gelo.
2. Xarope de alho
O alho é rico em alicina, uma substância anti-inflamatória que pode ajudar a melhorar os sintomas de congestão nasal - ou “nariz entupido”. Para preparar essa receita, use dois dentes pequenos de alho, 150 ml de água, 200 gramas de açúcar e um espremedor de alho.
Comece descascando o alho e espremendo-o com o auxílio de um espremedor. Cozinhe a água e o açúcar até que derreta por completo. Acrescente o alho espremido na mistura de água com açúcar. Esquente até chegar à consistência de xarope.
3. Suco de maçã com mel
Esse é um ótimo remédio caseiro para gripe e tosse. O mel possui propriedades hidratantes que ajudam a hidratar as mucosas das vias aéreas, aliviando a tosse seca. Para prepará-lo, bata duas maçãs, um copo de água e meio limão no liquidificador. Depois, adoce com o mel.
4. Alho fervido com mel
Tanto o alho quanto o mel possuem propriedades benéficas para a gripe. Por isso, consumir o alho fervido com mel é uma ótima opção de remédio caseiro para gripe.
5. Suco de caju
O suco de caju, assim como o de laranja, é rico em vitamina C, nutriente que ajuda a potencializar o sistema imunológico. Para obter mais aporte da vitamina, é possível juntar à receita o limão e a laranja.
6. Canja de galinha
A canja de galinha é uma receita rica em proteínas, carboidratos e vitaminas. Por ser rica nesses nutrientes, é uma refeição balanceada que ajuda a melhorar o equilíbrio do corpo, potencializando a recuperação da gripe.
Para preparar essa receita, você irá precisar de:
- ½ quilo de coxinha da asa de frango
- 4 dentes de alho
- Salsinha e temperos a gosto
- 1 e ½ litro de água fervente
- 1 cebola
- 1 cenoura grande
- ½ xícara de arroz
- 1 colher de sopa de óleo
Comece temperando o frango a gosto. Adicione, em uma panela de pressão, o óleo, o frango, a cebola e os temperos de sua preferência. Deixe fritar por alguns minutos e, em seguida, acrescente a água fervente. Depois, adicione o arroz e a cenoura, adicionando mais sal se for preciso. Abaixe o fogo assim que a panela pegar pressão e deixe cozinhar por 20 minutos. Finalize salpicando a salsinha e sirva em seguida.
Remédios caseiros para gripe: o que não funciona?
Já as receitas caseiras abaixo, apesar de muito conhecidas, não são tão eficazes:
- Chá de gengibre com limão
- Chá de pulmonária
- Chá de equinácea
- Canela diluída em água
- Leite com açafrão
De acordo com Lenina, chás e especiarias são muito controversos em melhorar sintomas de gripes e resfriados. "A quantidade do princípio ativo contido em cada folha depende da maneira do cultivo, do solo, colheita, armazenamento e quantidade usada", explica a especialista. Com isso, não dá para garantir o efeito desejado.
E se a gripe não passar?
Se após os sete dias esperados, mesmo assim os sintomas da gripe ou resfriado persistirem, o ideal é abandonar os tratamentos caseiros e buscar um médico!
"No caso de gripes, as chances de complicações, como uma pneumonia, dependem da agressividade do vírus e da resistência imunológica do hospedeiro. E para essas complicações a assistência médica é fundamental", ressalta a especialista.
Saiba mais: Conheça as complicações da gripe não tratada