Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Os sintomas não são sutis quando a gripe chega: febre alta nos três primeiros dias, dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, nariz entupido, espirros, tosse seca e cansaço. Também conhecida pelo nome do vírus que a causa, o influenza, essa infecção do sistema respiratório precisa de cuidados para tentar impedir o avanço do problema para sua principal complicação, a pneumonia, e para que o desânimo não tome conta da rotina. Afinal, ela pode durar até uma semana, e não dá para suspender as atividades e responsabilidades do dia a dia por todo esse tempo.
Embora não seja tão recorrente quanto o resfriado (que é causado por outro vírus, o rinovírus, e tem os sintomas semelhantes, mas, geralmente, com quadros febris mais brandos ), a gripe pode ser adquirida várias vezes ao longo da vida. Por isso, é importante conhecer métodos para se revigorar durante o período em que ela estiver no organismo. Conheça, a seguir, seis deles:
1. Ingerir muitos líquidos
É imprescindível manter bons hábitos de hidratação durante a gripe, já que uma de suas complicações comuns é a desidratação. A ingestão de líquidos mantém a hidratação do corpo e elimina as toxinas. Beber cerca de dois litros de água por dia permite uma boa hidratação das mucosas. Os chás também têm um bom efeito na hidratação do organismo.
2. Manter uma alimentação rica em nutrientes
Paralelamente à preocupação da boa hidratação, deve-se manter uma alimentação muito variada, para abranger toda a gama de nutrientes que possam ajudar a fortalecer o sistema imunológico e lhe revigorar a cada refeição.
Colocar proteínas no prato é muito importante, já que as células do sistema imunológico são produzidas por elas. Alimentos de origem animal, derivados do leite, o próprio leite e grãos como a soja, leguminosas e quinoa são ótimas fontes de proteína.
Outros nutrientes também deixam o corpo mais forte contra os sintomas da gripe. Uma alimentação rica em flavonoides, vitamina A, vitamina C e zinco é campeã quando o assunto é fortalecer a imunidade.
Flavonoides são substâncias de ação antioxidante e anti-inflamatória que auxiliam na recuperação dos quadros de gripe. Suas melhores fontes são chá verde, vinho tinto, cebola, tomate, chocolate amargo e sucos de uva e de laranja.
A vitamina A é encontrada em cenoura, mamão, manga, fígado, abóbora, abacate, acelga, alfafa, caju e em vegetais de cores fortes, como espinafre, escarola e brócolis. Já a vitamina C, que possui atividade antioxidante, está principalmente na acerola, no caju, no limão e na laranja, nesta ordem.
O zinco, por fim, é relevante tanto para a síntese de células imunológicas quanto na ação de defesa contra os vírus. São fontes de zinco as ostras, as oleaginosas (como nozes e castanhas), as sementes de abóbora, todos os tipos de carne e os alimentos integrais.
Capriche no cardápio e tenha disposição para manter suas atividades em dia durante a gripe!
3. Ter acesso a medicamentos para alívio dos sintomas
Já que não se pode suspender todas as atividades durante a gripe, analgésicos e antitérmicos podem ser importantes aliados. Esses medicamentos conseguem tratar os sintomas da gripe e trazer uma sensação de bem-estar, aliviando a dor e a febre.
Se os sintomas persistirem, consulte seu médico.
4. Evitar o jejum prolongado, ou seja, não ficar muito tempo sem comer
Passar muitas horas sem se alimentar é prejudicial em qualquer situação. Em jejum prolongado, o organismo passa a trabalhar em estado de alerta, priorizando a manutenção das funções vitais, e o combate a infecções torna-se secundário e ineficiente ? o que é péssimo para o quadro da gripe.
O ideal é manter uma alimentação fracionada, com cinco a seis refeições por dia e a presença de todos os grupos alimentares, para fortalecer o sistema imunológico contra gripes e outras infecções e possibilitar que o corpo se revigore diariamente.
5. Evitar o estresse
O estresse impede o sistema imunológico de funcionar corretamente, abrindo a porta para a gripe e para diversas outras doenças. Quando o estresse aparecer, o ideal é praticar alguma atividade que agrade, revigore e traga bem-estar.
Fontes e referências:
1 - "Gripe: sintomas, tratamentos e causas": conteúdo disponível em /saude/temas/gripe. Último acesso em 20/06/2017.
2 - "Como tratar gripes e resfriados": conteúdo disponível em /saude/videos/13562-como-tratar-gripes-e-resfriados. Último acesso em 20/06/2017.
3 - "Previna a gripe com ajuda da alimentação": conteúdo disponível em /alimentacao/videos/10007-previna-a-gripe-com-ajuda-da-alimentacao. Último acesso em 20/06/2017.
4 - "Perguntas e respostas sobre gripe / Influenza": conteúdo disponível em http://www.sopterj.com.br/respirar/perguntas_frequentes_gripe_infuenza.php. Último acesso em 20/06/2017.
5 - "Invista nos alimentos e hábitos que previnem a gripe": conteúdo disponível em /saude/galerias/13042-invista-nos-alimentos-e-habitos-que-previnem-a-gripe. Último acesso em 20/06/2017.
6 - "Você sabe se proteger da gripe no inverno?": conteúdo disponível em /saude/testes/13504-voce-sabe-se-proteger-da-gripe-no-inverno. Último acesso em 20/06/2017.