Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Por serem bastante comuns na população em geral, independentemente de idade, sexo, etnia ou classe social, as verrugas geram todo tipo de troca de informação entre as pessoas. Só que nem tudo que se fala é verdadeiro.
Muitas vezes, algo que foi ouvido de passagem é repetido pela metade, distorcendo o que foi dito inicialmente e gerando uma desinformação. Percepções muito pessoais, como a dor que se sente ao passar por um procedimento dermatológico, geram uma convicção geral de que todos sentirão a mesma dor. E nem sempre um dermatologista é consultado para validar as afirmações de pessoas leigas.
A seguir, esclarecemos algumas informações que não verdadeiras sobre verrugas:
Nem sempre é necessário retirar uma verruga
Apesar de não serem uma urgência médica, as verrugas devem ser retiradas o mais rápido possível. Se isso não for feito, elas podem se espalhar pelo corpo, tornando a cura tardia muito mais difícil, ou infectar outras pessoas, pois são transmissíveis, principalmente por meio do toque.
Justamente devido ao potencial de transmissão, quem tem verrugas não deve frequentar piscinas de clubes, academias e outros ambientes de uso comum. Eis aí mais um motivo para removê-las: poder voltar a ter a vida social normal, sem receio de espalhar o vírus.
A remoção de verrugas é muito dolorida
Em primeiro lugar, a sensação de dor é algo muito pessoal, e o que é muito dolorido para uma pessoa pode ser apenas um pequeno incômodo para outra. Também é preciso considerar que há diversos métodos para a remoção de verrugas, cada um com sua particularidade.
Depois de diagnosticada por um médico dermatologista, a verruga receberá tratamento de acordo com seu tipo, o local do corpo em que está e a idade do paciente. Ela poderá ser retirada no consultório, no hospital ou mesmo em casa.
Quando a verruga é classificada pelo dermatologista como vulgar ou plantar, poderá ser removida em casa com um medicamento como o Pointts, que demonstrou ser clinicamente tão eficaz quanto o congelamento por nitrogênio líquido usado em clínicas e hospitais.
O sistema de eliminação de verrugas Pointts congela o centro da verruga, eliminando-a rapidamente. Ao contato do aplicador de esponja com o medicamento sobre a verruga, a pele fica branca e sente-se frio no local, assim como alguma ardência e dor. Quando o aplicador é retirado, os sinais diminuem rapidamente. Em um prazo de 10 a 14 dias, a verruga se desprende e em seu lugar forma-se uma nova camada de pele.
Em alguns casos uma reaplicação do produto pode ser necessária depois de duas semanas. No total, podem ser feitas até quatro aplicações com o intervalo de duas semanas entre elas, para remover uma verruga. Se o problema persistir depois disso, o indicado é que o paciente volte a se consultar com o médico que fez o diagnóstico inicial.
Quem já teve verrugas uma vez não as terá mais
A reinfecção é, sim, possível. Uma pessoa não se torna imune a verrugas por já tê-las apresentado anteriormente.
Quem teve verrugas vulgares ou plantares uma vez pode fazer tratamentos caseiros por conta própria quando aparecerem novas verrugas
Retirar uma verruga em casa sem diagnóstico do dermatologista não é indicado. Existem vários subtipos do vírus causador das verrugas e é preciso investigar a lesão para decidir como será o tratamento. Na maioria das vezes, o paciente leigo não tem condições de diferenciar a verruga de uma lesão mais séria ou cancerígena.
Criança não tem verruga
É exatamente o contrário: as crianças têm verrugas com muita frequência, mais do que os adultos. Isso ocorre porque as verrugas são causadas por um vírus, o Papiloma Vírus Humano (conhecido como HPV), que infecta a camada superior da pele e se aloja com mais facilidade em lesões ou cortes. Crianças estão sempre correndo, se arranhando e sofrendo cortes acidentais, ou seja, são o habitat perfeito para as verrugas.
Uma verruga de verdade não causa dor
Se estiver localizada em partes do corpo que exercem pressão, como nas solas ou plantas dos pés, as verrugas podem doer e até coçar.
Verruga é um tipo de pinta
O nome verruga é usado popularmente para se referir a diferentes tipos de alterações de pele, inclusive pintas. Mas uma não tem nada a ver com a outra.
Verrugas são lesões causadas por um vírus, enquanto pintas são marcas da pele da pessoa que podem ser tanto benignas (as de nascença ou de desenvolvimento normal na vida adulta) quanto lesões cancerígenas ou pré-cancerígenas.