Médica dermatologista graduada pela Universidade de Santo Amaro. Atua como Dermatologista Clínica, Cirúrgica, Estética e...
iRedatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
O que é Verrugas por HPV?
As verrugas são pequenos caroços na pele causados pelo papilomavírus humano (HPV). Elas podem surgir em qualquer parte do corpo, como rosto, pescoço e genitais, além de serem divididas em diversos tipos, como plantares, filiformes e genitais. As verrugas são transmitidas através do contato direto com pessoas e/ou objetos contaminados.
Vale lembrar que outras protuberâncias na pele popularmente conhecidas por verrugas são, na verdade, condições de pele diferentes, como nevus, fibroma mole, ceratose ceborreica, acrocórdons, entre outros, sendo que estes não têm relação com o HPV.
Causas
O que causa a verruga?
As verrugas são causadas por um vírus chamado papilomavírus humano — conhecido popularmente como HPV, que infecta a camada superior da pele. A infecção faz com que a pele sofra um crescimento anormal e acelerado, o que resulta no aparecimento dos caroços.
Também é possível transmitir verrugas de pessoa para pessoa, principalmente por meio do toque, num processo chamado de autoinoculação – muito comum em banheiros compartilhados de academias, piscinas e clubes, por exemplo. Além disso, a transmissão pode acontecer durante o ato sexual desprotegido.
Tipos
Tipos de verruga
Existem diversos tipos de verrugas. As principais são:
Verruga plantar
Popularmente conhecidas como olho de peixe, as verrugas plantares aparecem nas solas ou plantas dos pés — por isso, muitas vezes são confundidas com calos. Seu aspecto é áspero e acinzentado. Embora mais profundas e mais difíceis de tratar, são verrugas benignas.
Verruga genital
A verruga genital se manifesta nas regiões genital, perianal, oral e na uretra e normalmente está associada a infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). É mais resistente a tratamentos e, embora não seja exatamente maligna, pode ser precursora de tumores malignos — como os do câncer de útero e do câncer de pênis.
Verruga comum
As verrugas comuns são as mais habituais. Seu aspecto é arredondado e áspero, sem coloração diferente do restante da pele. Elas se manifestam especialmente nas áreas de maior atrito do corpo, como mãos, joelhos, cotovelos e dedos. Podem ocorrer desde a infância e são benignas, isto é, não levam a outras doenças.
Verruga filiforme
As verrugas falciformes são finas e benignas, semelhantes a um fio. Elas são comuns em pessoas mais velhas ou com imunidade baixa e podem estar presentes em qualquer parte do corpo, em especial na face, no pescoço e nas pálpebras.
Sinais
A maioria das verrugas cresce com uma superfície áspera e podem ser arredondadas ou ovaladas. Outras características incluem:
- O ponto em que a verruga está pode ser mais claro ou mais escuro que o resto da pele
- Algumas verrugas têm superfícies achatadas ou lisas
- Algumas verrugas causam dor
Tratamento
Como tirar a verruga?
O tratamento será relacionado ao tipo de verruga, ao local e também a idade do paciente. No geral, as técnicas para retirada da verruga incluem:
- Curetagem (raspagem)
- Eletrocauterização, onde a verruga é removida com o uso de eletricidade e calor
- Laser, em especial o ablativo
- Nitrogênio líquido, que é uma queimadura pelo frio que elimina a verruga
- Ácidos aplicados em consultório, após a raspagem local
- Infiltrações intralesionais com quimioterápicos, como bleoxane e nutotrexate
Saiba mais: Como tirar verrugas: entenda o tratamento indicado para esse tipo de problema
Referências
-
Ministério da Saúde
- Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)
- Manual MSD