Médica Infectologista graduada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com residência médica pela Universidade...
iO abscesso cerebral é o foco de uma infecção delimitada e fechada no cérebro. As principais causas desta infecção são bactérias, micobactérias e protozoários, que podem ser múltiplas ou únicas, além de terem tamanhos variados.
Como em outros problemas no sistema nervoso, os sintomas como convulsões, dores de cabeça, alteração na motricidade, sensibilidade e cognição podem ser sinais de abscesso cerebral, acompanhados ou não de febre, podendo variar de acordo com o caso. Além disso, é possível também haver sonolência e, em casos extremos, comprometimento da consciência ou de funções vitais controladas pelo cérebro, como a respiração.
Diagnóstico
O diagnóstico do abscesso cerebral é feito por exames de imagem como tomografia computadorizada ou ressonância magnética, que ajudam na visualização das lesões e encontrar precisamente sua localização, tamanho e se causam sofrimento ao tecido cerebral ao seu redor.
Saiba mais: Cérebro pode sofrer "ressaca" emocional, diz pesquisa
É importante ainda determinar se há outras doenças associadas que possam ter contribuído para o aparecimento dos abscessos: infecções nas valvas cardíacas (endocardite), por exemplo, podem levar abscessos a locais distantes, inclusive cérebro.
Por afetar o cérebro, a doença pode se agravar com possíveis sequelas neurológicas ou, em casos mais graves, apesar de existirem também pacientes que não desenvolvem nenhum tipo de sequelas.
Tratamento
O tratamento escolhido e sua duração dependem do agente que causa o abscesso, da sua localização, tamanho e se o abscesso foi drenado cirurgicamente. Além do tratamento específico pode ser necessário o uso de corticoides para diminuir a inflamação e o edema.
A cirurgia para drenagem dos abscessos pode ser útil para o tratamento de abscessos bacterianos maiores, e sua indicação deve ser discutida caso a caso. É uma doença grave, que requer tratamento longo, mas com grande potencial de cura.