Redatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iÉ comum que muitas pessoas não se sintam satisfeitas na cama. Isto pode acontecer por diversos motivos, como um parceiro que não atenta-se às nossas necessidades. E agora, uma nova pesquisa realizada com duas mil mulheres dos Estados Unidos e da Europa revelou que o sexo feminino finge mais orgasmos quando estão em um relacionamento.
Quando o assunto é sexo casual, 20% das mulheres fingem orgasmos. Esta taxa sobe para 31% entre as mulheres que estão em um relacionamento a longo prazo, e cai para 29% entre aquelas que acabaram de ficar comprometidas.
Além disso, 68% das mulheres entrevistadas afirmaram já ter fingido um orgasmo pelo menos uma vez em seus relacionamentos. Apenas 27% dos homens afirmam o mesmo.
Saiba mais: 6 tipos de orgasmos femininos
O casamento faz diferença
20% das mulheres casadas alegaram fingir orgasmos, um número menor comparado ao das mulheres não casadas.
Um dado preocupante é que 2% da população feminina afirmou fingir orgasmo todas as vezes que transam.
Por que fingimos orgasmos?
Segundo a psiquiatra Evelyn Vinocur, é necessário estar atenta aos motivos que podem nos levar a fingir um orgasmo. "O mais alarmante é que todo esse fingimento vem acompanhado de diferentes sentimentos como baixa auto-estima, frustração, solidão e depressão", afirma a especialista.
Saiba mais: Massagem tântrica: o que é, como é feita e depoimentos
Para Evelyn, a situação na grande maioria das vezes é banalizada e negligenciada pela mulher que demora a buscar ajuda e sofre sozinha.
Repercussões de uma educação rígida, estimulação inadequada das zonas erógenas, conflitos conjugais, falta de atração pelo parceiro, história de violência sexual, ansiedade, depressão, fadiga, doenças físicas (diabetes, coronariopatias, distúrbios hormonais, dislipidemias, entre outras) e uso de medicamentos que inibem a libido podem estar entre os motivos que causam a disfunção sexual feminina.
O que você pode fazer?
Evelyn afirma que a comunicação é a peça chave na busca do prazer, tanto feminino quanto masculino. Afinal, o ato sexual é apenas consequência de uma relação. "Transparência, respeito e amizade podem romper qualquer tipo de barreira emocional e se a causa for orgânica é preciso procurar o tratamento adequado", conclui a psiquiatra.
Saiba mais: Seis razões pelas quais as mulheres fingem o orgasmo