Possuo graduação em Psicologia pela Universidade Vale do Rio Verde (2002). Mestre em Ciências pelo Departamento de Neuro...
iRedatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
O orgasmo é o ápice do prazer durante o sexo, capaz de proporcionar diversos benefícios à saúde física e psicológica. No entanto, muitas mulheres ainda sentem dificuldades em chegar ao clímax. Uma explicação é que o corpo da mulher possui diferentes zonas sensíveis, como o clitóris e a vagina. Conhecer o corpo feminino é fundamental para entender como é o orgasmo da mulher.
Como é o organismo feminino?
Os tipos de orgasmo na mulher podem variar dependendo da intensidade e duração do estímulo, além de terem diferentes origens. Entre todos, os mais conhecidos são o orgasmo clitoriano e o vaginal, mas eles não se limitam aos órgãos genitais.
Saiba mais: Orgasmo feminino faz com que os homens se sintam mais viris
Tipos de orgasmo na mulher
De acordo com a sexóloga Priscila Junqueira, existem seis possibilidades de alcançar o orgasmo feminino. Confira quais são:
1. Orgasmo clitoriano
O clitóris é um pequeno órgão cilíndrico e erétil, situado na parte anterior da vulva, sendo um dos principais pontos de prazer sexual nas mulheres. O orgasmo clitoriano, como sugere o nome, ocorre através do estímulo do clitóris.
2. Orgasmo vaginal
O orgasmo vaginal ocorre quando há penetração na parte mais profunda da vagina. Alguns especialistas dizem que o orgasmo vaginal não deixa de ser o clitoriano, pois o clitóris possui uma parte interna que não conseguimos ver.
3. Ponto G
O ponto G é uma pequena parte da vagina que fica acima do osso púbico, que fica oculta e só aparece após a mulher recebe estímulos no corpo inteiro e está previamente excitada. Para alcançar o orgasmo no ponto G é preciso que o local seja bem estimulado.
4. Ponto U
A uretra (local por onde sai a urina) fica entre o clitóris e a entrada da vagina. Por ser uma área supersensível gera muito prazer na hora do sexo; assim, o orgasmo é conseguido através do estímulo da uretra.
5. Orgasmo anal
O orgasmo anal é uma das formas mais raras de atingir o clímax entre as mulheres. Ele acontece através do estímulo do ânus que é uma região recheada de terminações nervosas. Apesar de ainda ser um tabu, essa é uma região que pode oferecer prazer às mulheres: basta que o parceiro tenha paciência para que aconteça.
6. Orgasmo mamário
Os seios é uma das partes do corpo feminino mais sensíveis ao toque, sendo muito importantes para aumentar a excitação da mulher. Logo, o orgasmo mamário é causado pela estimulação dos seios.
Orgasmo feminino: como chegar lá e benefícios
Orgasmo feminino: Ciência revela três passos para as mulheres chegarem lá
Veja os benefícios que o orgasmo traz à sua saúde
Seu corpo aproveita o orgasmo mesmo após o sexo