Realizou residência em Clínica Médica no Hospital Heliópolis (Unidade de Gestão Assistencial 1), em 2022, e residência m...
iLúpus é uma doença inflamatória autoimune que pode afetar pele, articulações, cérebro, entre outros órgãos. Seus sintomas são temporários ou permanentes, moderados ou graves. Preste atenção nos sinais que o corpo dá e, caso note-os em conjunto ou persistam após um tempo, não hesite em buscar ajuda médica.
Sintomas constitucionais
Fraqueza, indisposição, mal-estar, febre, perda de peso, dor difusa e fadiga são sintomas que aparecem na fase ativa da doença e não devem ser ignorados pois podem ser facilmente confundidos com quadros infecciosos comuns, como gripe e resfriado.
É importante ressaltar que a perda de peso é leve, a fadiga é muito frequente e a febre pode ser baixa e contínua ou alta e em picos. É importante o olhar atento do médico para descartar infecções e observar a recorrência do quadro de mal-estar, ou seja, sintomas de fadiga e febre arrastados, sem causa aparente, que persistem por mais de três meses devem receber um olhar atento do profissional que assiste o paciente, seja no pronto-socorro ou no consultório.
Lesões na pele
Cerca de 80% dos pacientes serão acometidos por manifestações cutâneas: a lesão em asa de borboleta ocorre em cerca de 50% dos pacientes e acomete a região malar (bochechas) e o dorso do nariz. Essa manifestação representa a fase aguda e ativa do lúpus. As áreas expostas ao sol apresentam lesões que vão desde bolhas a feridas que podem evoluir para atrofia de pele grave, deixando cicatrizes irreversíveis. A queda de cabelo é uma queixa muito comum na fase ativa da doença.
Dor nas articulações
Pacientes com lúpus apresentam comprometimento nas articulações das mãos, punhos e joelhos. O acometimento é simétrico e cursa com dor, inchaço e prejuízo das atividades do dia a dia.
Problemas renais
O comprometimento dos rins ocorre em cerca de 50% dos casos ao longo da evolução da doença. O paciente apresenta urina espumosa, inchaço nas pernas e aumento da pressão arterial. Cerca de 10% dos pacientes com inflamação do rim evoluem para falência renal terminal.
Inflamação do coração e pulmão
Cerca de 50% dos pacientes podem apresentar pericardite ou pleurite ao exame físico. Os sintomas característicos são dor no peito e falta de ar. Outras manifestações pulmonares e cardíacas incluem febre, tosse (com ou sem escarro) e, mais raramente, inflamação do miocárdio e endocárdio (músculo e válvula cardíacos, respectivamente).
Saiba mais: 7 celebridades que sofrem com lúpus
Problemas neurológicos
O comprometimento neurológico ocorre em cerca de 60% dos casos. As manifestações mais comuns são confusão mental, distúrbios de humor, ansiedade, dor de cabeça, formigamento, fraqueza muscular e até convulsão.
Inflamação dos vasos sanguíneos
Pode ocorrer na boca e polpa dos dedos das mãos e dos pés que se manifestam com feridas e necroses que cursam com dor de alta intensidade.
Alterações no ciclo menstrual
Podem ocorrer na fase ativa da doença, bem como a menopausa precoce.
Aumento dos linfonodos
O aumento dos gânglios, as chamadas "ínguas", ocorre em cerca de 40% dos pacientes. O aumento é discreto, indolor e afeta principalmente a região cervical e axilar.
Podemos observar que os sintomas do lúpus são muito variados e não há uma manifestação clínica ou teste laboratorial sensível e específico para o diagnóstico da doença. Deve-se suspeitar do diagnóstico em pacientes com feridas na pele típicas do lúpus ou que apresentem comprometimento de múltiplos órgãos ou com queixas gerais, sem causa aparente.
É importante lembrar que os principais diagnósticos diferenciais são:
- Artrite reumatoide e outras doenças do tecido conjuntivo
- Doenças infecciosas como doença de Hansen, sífilis e hepatite
- Outras doenças como pênfigo, amiloidose e porfiria.
É importante que o paciente e o médico fiquem atentos para as manifestações mais comuns dessa doença, que são amplas e inespecíficas e cujo diagnóstico deve ser precoce para que a evolução apresente um desfecho favorável e a qualidade de vida da pessoa não seja comprometida.