Médico patologista clínico, com graduação pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (1981).
Com experiência na cobertura de saúde, especializou-se no segmento de família, com foco em gravidez e maternidade.
Ao se deparar com sintomas de gravidez, como enjoos, cólicas e menstruação atrasada, as mulheres ficam ansiosas para descobrir logo se estão grávidas. Isso faz com que busquem um teste caseiro de gravidez para comprovar se têm ou não um bebê a caminho. No entanto, nem sempre eles funcionam.
O que indica uma gravidez é o aumento do hormônio beta HCG na urina ou no sangue. "Os testes em urina para identificar o estado de gravidez, que tem fundamento científico, baseiam-se na pesquisa do hormônio gonadotrofina coriônica ou Beta HCG, no sangue ou na urina. O HCG é um hormônio glicoproteico, que é produzido pela placenta durante a gestação", explica Gianfranco Zampieri, patologista clínico do Salomão Zoppi Diagnósticos.
Saiba mais: 10 dúvidas sobre testes de gravidez respondidas por especialistas
Perguntamos às nossas leitoras quais testes caseiros elas conheciam e conversamos com especialistas que desvendaram se eles realmente funcionam.
1. Teste de gravidez com pasta de dente funciona?
O teste é feito a partir da diluição da urina na pasta de dente. Se a mistura mudar de cor, supostamente indica gravidez. Contudo, ele não funciona. A pasta de dente branca pode mudar de cor devido a outras substâncias presentes na urina.
"O que realmente acontece é somente uma reação química. A coloração pode mudar devido substâncias existentes na pasta reagirem com a urina, mas essa mudança de cor poderá acontecer independente da mulher estar ou não grávida. Estas reações químicas não avaliam a presença de HCG", explica Ana Paula Aquino, médica ginecologista e especialista em reprodução humana da Huntington Medicina Reprodutiva.
2. Teste de gravidez com água sanitária funciona?
O teste é feito a partir da diluição da urina na água sanitária. Se a mistura formar espuma, supostamente indica um bebê a caminho. Ele não funciona. Geralmente a mistura da urina de qualquer um com a água sanitária (hipoclorito de sódio) faz espuma.
"Trata-se de uma reação química entre o cloro da água sanitária e as substâncias da urina, como por exemplo a amônia e a ureia. Esse contato faz com que haja a formação de gases que nada têm a ver com a presença ou não de HCG", desvenda Ana Paula.
3. Teste de gravidez com sal funciona?
O teste é feito a partir da diluição de sal em um pouco de urina. Se formar uma nata, supostamente indica gravidez. Ele não funciona.
A nata que aparece na superfície do recipiente nem sempre se forma, mas acredita-se que em alguns casos a formação dela possa acontecer como resultado da interação de algum produto no organismo da mulher, que pode ou não estar amplificado pela gravidez. Isso poderia corresponder a alguma precipitação de proteínas ou outro componente, de acordo com a obstetra Ana Paula.
4. Teste de gravidez com vinagre funciona?
O teste é feito a partir da diluição de urina em vinagre. Se muda de cor, supostamente indica gravidez. Porém, ele não funciona. Tanto a urina quanto o vinagre são substâncias ácidas, e não reagem entre si. "Eventuais mudanças de cor na urina podem ocorrer pelo tipo de vinagre utilizado, que pode ter coloração ou tonalidade diferente da urina", desvenda a obstetra.
5. Teste de gravidez com urina fervida funciona?
A urina deve ser fervida em um recipiente de alumínio. Se a fervura ocorrer como a água, o resultado é supostamente negativo. Já se levantar natas, como o leite, acredita-se que significa um positivo. O teste não funciona. A urina pode levantar espuma, dependendo das concentrações de diversas substâncias.
"Ela é composta de diversas substâncias e, por esse motivo, diferentemente da água pura, possui diversos pontos de ebulição, não fervendo de forma homogênea", explica Ana Paula.
6. Teste de gravidez do pulso funciona?
Para fazer o teste, basta medir seu pulso no pescoço ou no umbigo. Depois, compare com a velocidade do fluxo de sangue de pessoas que com certeza não estão grávidas. Supostamente, um pulso mais rápido indicaria gravidez, o que não é verdade.
Uma mulher grávida de fato pode apresentar um aumento em sua frequência cardíaca, pois durante gravidez a quantidade de sangue bombeada pelo coração por minuto aumenta entre 30% e 50%, de acordo com a obstetra. No entanto, "independentemente de estarem grávidas ou não, as pessoas possuem batimentos cardíacos diferentes, impossibilitando assim a sua comparação para obter o diagnóstico de gravidez", completa Ana Paula.
7. Teste de gravidez com cotonete funciona?
Nos dias próximos à menstruação, deve-se inserir um cotonete na vagina para verificar se já há algum sangramento. Se não houver, supostamente significa que a menstruação não está por vir e, portanto, uma gravidez. Não funciona.
Além dos atrasos menstruais poderem ter diversas causas, como estresse, desregulação hormonal ou síndrome dos ovários policísticos, o cotonete pode machucar o colo do útero e produzir um sangramento que não é menstruação, ou seja, não descarta gravidez.
8. Teste de gravidez de farmácia funciona?
Compre o teste de gravidez na farmácia, urine na fita com um reagente ao hormônio beta HCG. Se aparecerem dois risquinhos, é positivo para gravidez. O teste funciona, pois detecta a presença ou ausência do hormônio beta-HCG na urina. Esse hormônio é produzido a partir do momento que o óvulo é implantado, ou seja, assim que a gestação começa.
Saiba mais: Como funciona o teste de gravidez de farmácia?
Dessa forma, um teste de gravidez positivo é aquele que identifica a presença do beta-HCG na urina. Os testes caseiros de gravidez são populares pois espera-se descobrir uma gestação em casa, sem muitos recursos. No entanto, o teste de farmácia pode ser encontrado por menos de 10 reais e o resultado aparece em cinco minutos.
"Quem faz testes caseiros de gravidez na verdade está fazendo reações químicas aleatórias que podem coincidir com o teste positivo ou negativo, dependendo da composição da sua urina", finaliza a obstetra Ana Paula.
"Na verdade, ao apontarem um resultado 'positivo' ou 'negativo', refletem apenas uma chance de 50% em refletir o verdadeiro estado, gravidez ou ausência de gravidez. O mesmo resultado seria obtido ao utilizarmos uma moeda no cara ou coroa, por exemplo", completa o patologista Gianfranco.