Graduada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Possui especialização em Pediatria e Pneumologia...
iCosméticos compreendem produtos utilizados na pele, no cabelo e nas unhascomo cremes, ceras depilatórias, perfumes, maquiagens, xampus, tinturas,esmaltes, entre tantos outros produtos. As reações na pele decorrentes daexposição a algum agente externo (como aos ingredientes contidos nessesitens) recebem o nome de dermatite de contato. As reações causadas porcosméticos podem ser diagnosticadas como:
- Dermatite de contato irritativa: é a mais comum e se caracteriza por provocardanos à pele imediatamente após o contato com o agente agressor,provocando uma reação inflamatória com vermelhidão, coceira, sensação dequeimação etc. A pele dos indivíduos atópicos é mais propensa a apresentaresse tipo de dermatite. Não há mecanismo imunológico envolvido.
- Dermatite de contato alérgica: é a menos comum e não depende da açãoirritante do produto sobre a pele e sim da predisposição do indivíduo. Oprocesso não é desencadeado ao primeiro contato com o produto
- há umasensibilização alérgica. Somente nas próximas exposições haverá umaresposta imunológica contra antígenos de determinadas substâncias.
Em sua fase aguda, aparecem eczema com vermelhidão, inchaço na pele,pequenas bolhas e coceira. Já na fase subaguda, há presença de secreção eas bolhas se rompem, formando crostas. Na fase crônica, há um aspectochamado de liquenificação principalmente nas mãos, em que aparecemdepressões ou linhas profundas e a pele é muito seca. Quando a pessoa éexposta à luz solar com um determinado produto, pode ocorrer a fotodermatite.Muitas vezes não há como distinguir visualmente os dois tipos de dermatite.
Alergia a cosméticos pode acontecer de repente em algum período da vida;não se nasce com esse problema. Existe, portanto, um grupo de pessoas quereage frente a esses produtos por apresentar uma predisposição, com aparticipação de um mecanismo imunológico, e não pelas características doproduto.
A dermatite de contato de cosméticos é mais comum em adultos, podendohaver predomínio em mulheres em relação a certos alérgenos, como para-fenilenodiamina (presente em tintura de cabelos), lanolina (presente emxampus, sabões e loções capilares) e perfumes.
Como evitar reações indesejadas na pele?
Algumas regras básicas devem ser respeitadas:
- Não usar produtos fora do prazo de validade
- Usar produtos apenas em áreas do corpo recomendadas
- Guardar os cosméticos protegidos da luz solar
- Usar produtos certificados pela ANVISA
- Não usar perfumes quando se expuser ao sol.
Tratamento
Quando o paciente apresenta lesões ativas, o ideal é inicialmente realizartratamento com hidratantes adequados, anti-histamínicos e corticosteroidestópicos (na pele) ou imunomoduladores tópicos, tentando afastar o possívelagente causador das lesões. Posteriormente, é importante fazer um testealérgico para tentar identificar quais substâncias contidas nesse produto podemdesencadear a reação.
Esse teste é chamado de teste de contato ou patch test e é feito por umalergologista ou dermatologista. O procedimento consiste em colocarsubstâncias no dorso do indivíduo através de adesivos que contêm 10substâncias cada um, dentro de contensores de plástico ou alumínio.
A bateria de testes de contato padrão brasileira é composta por 30 substâncias,mas há outras baterias complementares como só de cosméticos, regional,capilar, de corticosteroides etc. Os adesivos são aplicados e deixados no dorsodo paciente por 48 horas, sem poder molhar a região. Após 48 horas, o teste éremovido e é realizada uma primeira leitura. A segunda leitura é feita após 96horas da colocação do teste. No final do processo, se houver uma reação nolocal com vermelhidão e/ou pequenas bolhas, identifica-se a substânciaresponsável.
Saiba mais: Alergia no rosto: entenda as principais causas
Deve-se, então, fornecer ao paciente uma lista com o nome das substâncias eexplicar em que tipos de cosméticos podem ser encontradas. Uma vez que oteste se apresente positivo para uma determinada substância, a orientação éevitá-la, pois se houver a insistência em usá-la, a reação pode ser pior a cadaexposição.
É importante destacar que os esmaltes provocam reações em face e pescoço enão frequentemente nas unhas. Quando o teste se apresentar positivo paracomponentes dos esmaltes, a orientação é passar a usar esmalteshipoalergênicos, isentos de 3/5 ou 7 agentes alergênicos.
Há também maquiagem, tinturas de cabelo e desodorantes hipoalergênicos nomercado, encontrados em lojas de produtos para pessoas alérgicas. Aindaassim, vale o alerta de que, ocasionalmente, reações podem ocorrer - mesmoque o rótulo sinalize que determinado item é hipoalergênico. Em relação aperfumes, é um pouco mais difícil: se houver alergias, o ideal mesmo é nãousá-lo.
Os principais responsáveis pelas reações alérgicas nos cosméticos sãoconservantes (como parabenos, formol ou formaldeído); corantes, fragrâncias(perfume-mix e bálsamo do Peru, por exemplo) e veículos (como a lanolina,presente em xampus, sabões e loções capilares). Há, também, o tolueno - umalérgeno importante para esmalte de unhas.
A boa notícia é que, com a realização do teste somada à orientação adequadado médico especialista, há como driblar a situação de alergia, fazendosubstituições e procurando viver com conforto.