Médica dermatologista graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Integra o corpo clínico...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Você tem problemas com acne e está fazendo de tudo para obter os melhores resultados, mas notou que sua pele não está melhorando. E agora? Há a possibilidade de você estar fazendo algo de errado nesse processo.
A Academia Americana de Dermatologia listou dez hábitos que podem prejudicar sua pele, resultando no aparecimento de acne. Confira abaixo!
1. Testar um novo tratamento da acne toda semana
Isso pode provocar uma irritação e deixar a pele muito sensibilizada.
O que fazer: quando você começa um novo tratamento para espinhas, às vezes, demora um tempo para ser notada alguma diferença. Espere de 6 a 8 semanas para sua pele se acostumar ao produto e, se não resolver, você pode tentar outra fórmula. Ter uma pele livre de acne leva, pelo menos, 4 meses, podendo variar para cada caso.
2. Usar produtos/medicação para acne apenas nas manchas
Isso faz você tratar apenas o que está visível aos olhos, mas não evita que apareçam novas espinhas em outros lugares.
O que fazer: espalhe uma camada fina do produto uniformemente sobre a pele acneica. Se você notou que costuma ter espinhas em lugares específicos, o ideal é que você aplique o tratamento em todas as áreas.
3. Usar maquiagem, produtos de cuidados da pele e cabelo que podem causar acne
Alguns ingredientes presentes em cosméticos, por exemplo, apresentam óleo e substâncias na composição que desencadeiam o aparecimento de espinhas.
O que fazer: sempre confira no rótulo de maquiagens, protetor solar e outros produtos para pele e cabelo se são não-comedogênicos e que também não entopem os poros. Assim, você estará evitando crises de acne.
4. Compartilhar maquiagens, pincéis e aplicadores de maquiagem
A acne não é contagiosa, mas pense que cada pele tem suas particularidades e o compartilhamento desses itens podem transferir bactérias, óleo e células mortas, causando o aparecimento de espinhas e manchas no rosto.
O que fazer: certifique-se que os itens presentes no seu nécessaire são apenas de uso individual e não devem ser compartilhados.
5. Dormir de maquiagem
Pode acontecer de você chegar cansada em casa e sentir que só precisa de uma boa noite de sono. Mas a sua pele também precisa descansar depois de um longo dia, não é mesmo? Se você dormir com maquiagem, os poros vão tentar "respirar" e não vão conseguir, resultando em espinhas no dia seguinte.
O que fazer: remova a maquiagem antes de dormir, sem desculpas, viu? Hoje em dia existem diversos removedores para que você possa ter mais praticidade nesse processo, como esponjas, lenços umedecidos e toalhas demaquilantes.
6. Lavar o rosto muitas vezes
Se você acha que quanto mais lavar o rosto mais estará controlando a oleosidade, você está enganado. Lavar o rosto em excesso causa a perda da barreira natural da pele, chamada manto hidrolipídico. A pele vai ficar ressecada, sensibilizada e com descamação. Esses fatores podem deixar a pele mais acneica.
O que fazer: os especialistas recomendam lavar o rosto até duas vezes no dia, ao acordar e antes de ir dormir. Pode ser que você precise lavar até três vezes por conta de algum exercício físico que te faça suar. Mas passou de 3 lavagens, é exagero.
7. Secar a pele
Peles oleosas costumam ser mais propensas à acne. Por isso, é comum querer aplicar tratamentos adstringentes até deixar o rosto bem seco. Mas vale ressaltar que a pele seca é mais sensível e irritável. Sendo assim, deixar a pele irritada faz você correr o risco de ter mais acne.
O que fazer: consulte um dermatologista para que o seu tipo de pele seja avaliado. Em seguida, serão recomendados tratamentos de espinha e cosméticos ideais para a sua pele. Você também pode usar água termal no rosto e esperar secar naturalmente para seguir com sua rotina de limpeza.
8. Esfregar a pele até limpar
Ao lavar o rosto, não é indicado esfregar a pele. O atrito com a pele sensibilizada por conta da acne pode causar irritação na pele e o surgimento de mais acne.
O que fazer: lave o rosto delicadamente com um sabonete suave indicado pelo seu dermatologista. Use as pontas dos dedos em movimentos circulares para remover todos os resquícios de sujeira e enxágue com água morna. Com uma toalha limpa, seque a pele sem esfregar, apenas encostando o pano levemente no rosto.
9. Esfregar o suor da pele durante o treino
O exercício físico é um ótimo aliado da pele saudável, mas não se pode esfregar o suor liberado durante o treino, porque essa ação não limpa a pele, apenas pode deixá-la mais irritada.
O que fazer: quando estiver fazendo exercício use uma toalha limpa para tirar o excesso das toxinas liberadas pelo corpo, de forma gentil. Ao terminar o treino lave o rosto como indicado no item acima.
10. Espremer cravos e espinhas
É provável que ao fazer isso você não tenha se preocupado em lavar as mãos ou higienizar o rosto, podendo contaminá-lo com microorganismos presentes na unha ou mãos sujas. Mesmo que você tenha se certificado de lavar as mãos e rosto, espremer os cravos e espinhas podem aumentar a inflamação e causar cicatrizes e dor no local.
O que fazer: não aperte as espinhas. Para resistir a tentação, mentalize como você quer sua pele e saiba que se espremer as espinhas estará um passo atrás de consegui-la. Busque ajuda de um dermatologista para obter um tratamento para acne com uma prescrição médica adequada ao seu tipo de pele.
Leia também: Respostas para 17 dúvidas comuns sobre a acne