Dr. Paulo Egydio, médico PhD em Urologia, graduou-se com honras no Hospital das Clínicas de São Paulo, concluiu especial...
iRedatora especialista na cobertura das editorias de saúde, alimentação, fitness e bem-estar.
Homens de todos os cantos do mundo estão aderindo a um truque inusitado para turbinar a vida sexual, que ganhou fama após um vídeo viralizar na internet: passar pasta de dente no pênis.
A tendência visa garantir uma ereção mais duradoura (de até 30 minutos) e o fim da ejaculação precoce, conforme é prometido em uma publicação que já ultrapassa 5 milhões de visualizações no YouTube.
Porém, essa atitude pode afetar a saúde do homem e também das pessoas com as quais ele se relaciona. Ou seja, além de ser prejudicial ao pênis de quem "utiliza" o método, é perigoso para a vagina e ânus. Entenda!
Ereção mais duradoura
Pioneiro em cirurgia de reconstrução peniana, o urologista Paulo Egydio afirma que não há nenhuma relação comprovada entre a aplicação da pasta de dente no pênis e uma ereção prolongada.
"A ereção é uma reação involuntária em resposta ao estímulo ou excitação sexual. O homem não pode ter uma ereção simplesmente porque quer; ou usar um produto tópico e a ereção acontecer", explica.
Diante disso, ele aponta que o método mais poderoso e natural para uma ereção duradoura e plena é a erotização antes da relação sexual.
O médico ressalta também que não existem estudos científicos que atestam os benefícios de pasta de dente para além da higiene bucal. Portanto, seu uso para dar fim à ejaculação precoce é falso.
Saiba mais: Disfunção erétil: o que é, causas e tratamentos
Riscos ao homem
De acordo com o profissional, colocar pasta de dente no pênis pode provocar irritações na pele, na uretra e no tecido da glande, que é muito sensível.
A química contida no creme dental pode, ainda, resultar em queimaduras, corrimentos e marcas permanentes no membro masculino.
Perigos na relação sexual
Além disso, a moda de aplicar pasta de dente no pênis não afeta somente o homem que realiza a atitude, mas também as pessoas com as quais ele se relaciona — sejam mulheres ou outros homens.
Afinal, o contato e o atrito durante o sexo pode causar os mesmos perigos de quem aplicou o creme dental. Ou seja, essa prática pode expor os parceiros a riscos.
Uso como lubrificante
Outra orientação do médico é que a pasta de dente nunca seja utilizada como lubrificante. Isso porque há substâncias abrasivas (que desgastam e causam atrito) em sua composição.
Dessa forma, a dica é utilizar produtos específicos para essa função, como produtos íntimos à base de água ou óleo, que são encontrados em farmácias, drogarias ou sex shops.
Causas da ejaculação precoce
Sobre uma das grandes promessas dessa moda, o urologista revela que um a cada três homens sofre com ejaculação precoce. Entre os fatores mais frequentes estão a ansiedade e as curvaturas penianas. Isso porque pênis muito curvados têm maior atrito da glande com a área genital do parceiro ou parceira, o que estimula a ejaculação.
O especialista em urologia ainda reforça que o orgasmo é uma sensação cerebral de prazer, enquanto a ejaculação é o momento em que o pênis libera o sêmen. "Um é reflexo do outro", acrescenta.
Saiba mais: Divulgado ranking mundial dos tamanhos médios de pênis: Brasil é 23º
Como evitar a ejaculação precoce
Assim, é preciso que o homem identifique até que momento é possível aguentar o estímulo sexual sem ejacular. E para retardar a liberação do sêmen, não há segredo: é preciso segurar o orgasmo.
Stop and go
Como sugestão, Paulo aconselha a técnica "stop and go". Baseia-se em parar o atrito sexual ou mudar de posição quando estiver perto de atingir o orgasmo. Isso ajuda no controle do reflexo ejaculatório e, então, da ejaculação precoce.
Masturbação
Outra dica é que o homem se masturbe com frequência. A masturbação permite maior conhecimento sobre o próprio corpo e controle do reflexo da ejaculação.
Preliminares
Antes da penetração, o ideal é que o homem estimule sua parceira ou parceiro com preliminares, para que aconteça uma lubrificação natural no corpo de ambos, ficando preparados para a hora H.
A lubrificação é muito importante para reduzir o atrito na glande e, assim, retardar a ejaculação. Por isso, lubrificantes também são aliados para quem tem ejaculação precoce.
Relaxe
De acordo com o urologista, estudos apontam que, após a penetração do homem, a média de tempo para a ejaculação é de 5 minutos. Porém, "não existe um tempo certo, cronometrado para ejacular, cada um tem seu tempo", diz.
Orientação médica
Não se automedique com remédios que prometem acabar com a ejaculação precoce. É necessário acompanhamento médico para que não haja efeitos colaterais - e que podem prejudicar o homem física e psicologicamente.
Assim como as mulheres vão sempre ao ginecologista, os homens também devem consultar regularmente o urologista.
"O urologista certamente vai orientá-lo a conhecer melhor e cuidar do 'seu melhor amigo', além de indicar medicamentos adequados [se necessário]", aconselha o médico.
Como ter ereções mais duradouras
O médico Paulo Egydio explica que a dificuldade de ter (ou manter) uma ereção até ejacular é comum entre os homens. E geralmente está associada a alguma causa psicológica, como nervosismo, ansiedade e insegurança.
Por isso, misture seu estado de equilíbrio com uma boa dose de erotização. Esta é a chave para quem deseja uma ereção mais duradoura. Entretanto, há casos em que outras razões, como doenças, estão envolvidas. "Mas o fator emocional está sempre junto com o físico", acrescenta.
Saiba mais: Frutas que causam excitação: descubra quais delas estimulam o desejo
Como melhorar o desempenho sexual
O especialista em urologia e andrologia afirma ainda que atividades físicas são ótimas para homens que querem melhorar seu desempenho na cama. Afinal, os exercícios aumentam o fôlego e melhoram a resistência, a circulação sanguínea, o foco e, principalmente, a autoestima.