Redatora especializada na produção de conteúdo para família, beleza e alimentação.
Se você está pensando em mudar o visual, saiba que o cabelo azul é uma tendência. Afinal, não há como passar despercebido com as madeixas coloridas. Mas, para chegar ao tom desejado, é necessário passar pelo teste de mecha. Saiba como é o passo a passo para pintar o cabelo de azul e como retocar em casa.
Tipos de cabelos azuis
Existe uma variedade de tons azuis para colorir os cabelos. Os principais são:
- Azul bebê ou azul pastel - tons claros
- Azul turquesa - tom terciário entre verde e ciano
- Azul royal ou azul marinho - tons escuros
- Azul degradê - tom mais claro para o mais escuro ou vice versa.
Cabelo azul vs Cabelo preto azulado
De acordo com o hair stylist Rafael Fagundes, o cabelo azul é uma tonalização e o cabelo preto azulado é uma coloração, cuja numeração da tinta costuma ser 1.111. "Também pode ser feita uma mistura do pigmento marrom com o pigmento azul, assim chegando no preto azulado", ressalta a hair stylist Lílian Souza. O cabelo preto azulado, geralmente, é perceptível quando a luz do dia reflete nos fios.
Como chegar ao tom desejado
O critério para pintar o cabelo de azul é que os fios estejam saudáveis. Para isso o profissional faz um teste de mecha, que consiste em descolorir uma parte pequena de cabelo, a fim de descobrir sua integridade.
Depois disso, quando é provado que o cabelo está sadio, a descoloração é feita por completo ou apenas na parte que a pessoa quer pintar de azul. O cabeleireiro faz uma hidratação nos fios para aplicar o tonalizante em seguida.
Saiba mais: Cabelo platinado: como é feito, dicas e cuidados em casa
"Atualmente, a maioria dos tonalizantes azuis ou de qualquer outra cor são ricos em queratina para ajudar na emoliência do cabelo", afirma o hair stylist Rafael. Dessa forma, as madeixas ganham mais movimento e conseguem se recuperar da agressão sofrida pela descoloração.
Pode pintar o cabelo em casa?
É possível pintar o cabelo em casa, mas o ideal é que você já tenha alguma afinidade com o método ou que converse com um profissional antes realizar o procedimento. Confira o passo a passo de como é feito no salão, ensinado pela hair stylist Lílian:
1º passo: o cabelo é dividido em 4 partes, sendo duas superiores e duas inferiores.
2º passo: é aplicado o descolorante mecha a mecha a 1 ou 2 cm de distância da raiz, que fica agindo por tempo indeterminado, pois depende de cada tipo de cabelo. Talvez, o profissional precise retocar as mechas com descolorante para deixar um tom de loiro uniforme.
"É necessário descolorir o cabelo antes de passar o tonalizante azul porque a cutícula do cabelo precisa estar aberta para receber o pigmento", explica Rafael. Por isso, é mais indicado buscar ajuda profissional para descolorir, já que é um processo mais complicado e o produto é mais agressivo ao cabelo.
3º passo: todo o produto é retirado com água abundante, o profissional lava o cabelo com um shampoo potente e aplica uma máscara de tratamento, que fica agindo por alguns minutos.
4º passo: em seguida o cabelo é enxaguado e pré secado para receber o "pigmento fantasia", que é a cor desejada.
5º passo: o tonalizante azul é aplicado da raiz até pontas e fica agindo por volta de 20 a 40 minutos dependendo do cabelo e do tom escolhido.
6º passo: novamente o cabelo é enxaguado, hidratado, penteado e secado.
Periodicidade para retocar os fios
O tom azul tende a desbotar por causa do processo de descoloração. "Quando descolorimos os fios, estamos retirando toda a melanina até chegar num fundo quase branco", explica Lílian. Então, para quem deseja ficar mais tempo com o cabelo azul precisa retocá-lo de 15 em 15 dias no salão ou em casa.
Os tonalizantes costumam ser vendidos no tom específico, então depois que o cabelo já foi descolorido, é mais fácil retocar apenas a raiz ou tonalizar no banho. Basta seguir as orientações no verso da embalagem. Os especialistas indicam as seguintes marcas:
- Alfaparf de Milano
- Keraton
- Salon Line
- Exoctic criativ
- Kamaleao
- Alta Moda
- Hard Colors.
Evitando o ressecamento
Para evitar o ressecamento dos fios, o hair stylist Rafael Fagundes aconselha não lavar o cabelo todos os dias. É fundamental dar um intervalo de um ou dois dias para que a cor não saia mais rápido do que o comum. Além disso, não se esqueça de nutri-lo e hidratá-lo sempre, com produtos específicos para cabelos coloridos.
Saiba mais: Cabelo rosa: aprenda a pintar em casa e veja fotos