PUBLICIDADE

Tipos de cabelo: descubra qual é o seu

De fios escorridos a formatos mais definidos, cada estrutura pede por um cuidado específico

Você já deve ter ouvido por aí algum comentário do tipo: "Ah, eu sou 3B", "Meu cabelo é 4A"... Mas afinal, o que isso significa? Em um país tão miscigenado como o Brasil, é mais que normal que os tipos de cabelo sejam dos mais variados, exigindo um cuidado especial e diferente para cada um.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Quais são os tipos de cabelo?

A tabela que ficou popular no mundo inteiro classifica os tipos de cabelo em 4 categorias que se subdividem em outras três. Parece confuso, mas não é! Confira a classificação dos tipos de cabelo:

Cada cabelo pede por um cuidado específico, daí a importância de entender qual é o seu. Alguns devem ser penteados apenas quando molhado, outros sofrem com maior oleosidade no couro cabeludo... Por isso, entender as características do fio auxilia na hora de escolher os produtinhos corretos para o seu cabelo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Tipos de cabelo liso

Apesar de não variar no formato, o tipo liso também é dividido em três subtipos. A estrutura do cabelo é sempre reta, tendo como diferença a grossura dos fios e suas características. Por isso, assim como os outros, o cabelo liso se divide nas categorias: 1A, 1B e 1C.

1A - Esse cabelo é extremamente liso e escorrido, não segurando até mesmo grampos e presilhas. Costuma ser bem brilhoso, macio e fino, o que acaba causando bastante oleosidade.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

1B - O tipo B possui um fio mais encorpado, ganhando um pouco mais de volume. É fácil de segurar cachos feitos com babyliss por mais tempo, além de poder ser enfeitado com presilhas sem grandes problemas.

1C - Os fios são mais grossos e encorpados, sendo mais difícil de fazer penteados com babyliss durarem. O cabelo costuma ser extremamente liso, mais comum entre pessoas asiáticas.

Como cuidar do cabelo liso

A oleosidade natural produzida no couro cabelo consegue se estender por todo o cabelo com maior facilidade em madeixas escorridas. Logo, pessoas com esse tipo de cabelo costumam se queixar bastante da oleosidade.

Evitar banhos quentes e lavar o cabelo em dias alternados são algumas das dicas para controlar a oleosidade que atinge o couro cabeludo. Também é importante não secar a raiz com o secador em temperatura muito alta, pois isso pode ressecar a região, fazendo com que as glândulas produzam ainda mais óleo para recuperar a hidratação.

Tipos de cabelo ondulado

No tipo 2, os fios começam a ganhar mais forma e movimento. O cabelo ganha um formato de "S" que pode ser mais definido ou solto, começando a ter mais frizz e volume. A raiz permanece lisa, ganhando forma nas pontas ou a partir da meio do cabelo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

2A - A primeira categoria dos ondulados é o típico "cabelo de praia". O fio nasce liso e segue da mesma forma até as pontas, quando começa a ganhar pequenas ondas.

2B - As ondas desse tipo ganham um formato de S mais intenso do que o 2A. Também é possível encontrar maior concentração de frizz.

2C - Esse tipo possui ondas mais grossas, mais próximas com a aparência dos cachos, principalmente em ambientes com umidade alta. O volume é maior e pode ter bastante frizz.

Como cuidar do cabelo ondulado

Por ter maior facilidade de perder o formato, muitas pessoas com esse tipo de cabelo gostam de aplicar produtos que ajudam na definição e manutenção das ondas. A diretora do salão Lunablu, Soraia Ferretti, explica: "Creme para pentear versão suave ou creme modelador com proteção térmica auxilia na formação das ondas. Este tipo de cabelo também aceita mousses modeladores. Corte em camadas valorizam as ondas e traz movimento".

Esse tipo de fio ainda é mais propício a sofrer danos de procedimentos químicos. "O cabelo mais ondulado é também o cabelo mais achatado, isto é, ele possui um formato oval no corte transversal. Portanto um dos eixos do cabelo é menor e isto o torna mais frágil aos danos externos como a descoloração, alisamento e uso de chapinhas ou secadores", conta o médico dermatologista Leonardo Spagnol.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Tipos de cabelo cacheado

O tipo 3, cacheado, tem como característica a formação de caracóis que podem crescer desde a raiz ou a partir do meio do cabelo, com formas mais largas ou achatadas. Eles tendem a ser mais volumosos e secos que os tipos 1 e 2.

3A - Esse cabelo possui um cacho bem definido, com a raiz um pouco lisa e facilidade em ganhar comprimento.

3B - Os cachos do grupo B são menores que o do A, ganhando mais volume. A textura desse cabelo é mais combinada, podendo ter uma mistura entre os tipos.

3C - Apesar de parecer mais volumoso, o fio desse tipo de cabelo é mais fino e frágil. Os cachos são pequenos e bem definidos, o que dificulta que a oleosidade natural da raiz chegue até as pontas, podendo deixar o cabelo um pouco ressecado.

Como cuidar de cabelo cacheado

Pelo seu formato mais fechado, cabelos cacheados só devem ser penteados após a aplicação de creme e água. O uso de um borrifador pode auxiliar bastante na hora de pentear os fios, além de ser uma ótima ferramenta para revitalizar os cachos no day after.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A especialista Soraia Ferretti dá a dica para ter cachos hidratados e bonitos: "Umectação e hidratação/nutrição, intercalando entre um e outro, a não ser que o cabelo tenha algum procedimento químico. Neste caso, é preciso incluir reposição de massa (reestruturação), que deve ser incluído também se os fios estiverem porosos, mesmo sem a química".

Tipos de cabelo crespo

O cabelo crespo é conhecido por seu volume e forma única. Os fios desse tipo são frágeis e finos, podendo se quebrar com facilidade. Portanto, assim como os cabelos cacheados, é importante que o cabelo crespo seja penteado apenas com o auxílio de água e creme.

4A - Esse tipo de cabelo possui cachos que crescem desde a raiz, com uma estrutura mais "apertada" e cachos mais finos.

4B - Os cachinhos desse tipo são ainda menores, levando o fio a ter quase que um formato de "S" bem definido.

4C - O cabelo dessa última categoria é o famoso "black power". Os fios não possuem definição, dando um aspecto de volume e maior efeito encolhimento, características desse fio.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Como cuidar de cabelo crespo

Alguns componentes químicos podem acabar ressecando esse tipo de cabelo com maior facilidade. "É importante evitar parafina, derivados de petróleo, silicones insolúveis, além de sulfatos. Para os fios crespos, vale a pena incluir nos tratamentos semanais o uso de manteigas, dá um excelente resultado", conta Soraia Ferretti.

"O shampoo é o produto mais importante para estes tipos de cabelos, pois se ele não for suave e hidratante (sem sulfato e com matéria prima de qualidade) ele resseca muito o fio e retira qualquer tratamento. E fios ressecados significam falta de definição e volume indesejado", finaliza a especialista.

É possível ter mais de um tipo de cabelo?

Nosso cabelo pode ser formado por diferentes tipos de estrutura capilar. Diversos fatores podem colaborar para que isso aconteça: O uso de excessivo de chapinha e secador, exposição ao sol, uso de produtos químicos ou apenas o fator genético.

Esse efeito é mais comum entre pessoas de cabelo cacheado. Os fios que nascem na parte de trás da cabeça podem ser diferentes dos que nascem no topo, ganhando formatos mais largos ou achatados.

Qual tipo de cabelo cresce mais rápido?

Muitas pessoas acham que cabelos crespos e cacheados demoram mais para crescer. Por terem um formato mais definido e sofrerem com o chamado "fator encolhimento", é possível que essa impressão seja causada com maior facilidade.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A verdade é que não há diferença no ritmo de crescimento de um cabelo liso para um cabelo crespo. Com o primeiro tipo, é apenas mais fácil de perceber o cumprimento. As dicas para auxiliar o crescimento capilar são as mesmas para todos os cabelos:

"Beber muita água, boa alimentação e a utilização de produtos que tenham na composição vitaminas A, D e E que auxiliam no crescimento. Além de tratamentos detox no couro cabeludo, com o uso de argilas e óleos essenciais" indica Soraia Ferretti.

É possível que o tipo de cabelo de uma pessoa mude com o tempo?

É comum ouvir relatos de pessoas que nasceram com um certo tipo de fio retratando a mudança dos cabelos com o passar dos anos. De lisos para cacheados, ou vice-versa, nossos fios podem sim mudar com o tempo.

"Temos a primeira mudança no aspecto do cabelo depois da primeira infância. Depois, uma segunda mudança na ondulação do cabelo ocorre na adolescência e frequentemente é associada ao ato de raspar os fios de cabelo, porém é um fenômeno natural e nada tem a ver com a navalha. E ainda pode ocorrer ainda na menopausa ou andropausa. Algumas medicações também podem provocar esta mudança no aspecto dos fios de cabelo, como os quimioterápicos", explica o médico dermatologista Leonardo Spagnol.

Todos os tipos de cabelo são lindos a sua maneira, merecendo apreciação e cuidado adequado. A aceitação dos fios naturais está cada vez mais comum, mas vale lembrar que a beleza das madeixas vai além da sua naturalidade. Hoje é possível encontrar produtos específicos para cada tipo com maior facilidade, ajudando cada um a cuidar do seu cabelo da melhor forma possível.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Referências

Leonardo Spagnol, médico dermatologista, CRM 18513

Soraia Ferretti, diretora do salão Lunablu, especializado em cabelos crespos e cacheados