Redatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
O que é dread?
Os dreads, também chamados de dreadlocks, são um estilo de cabelo que trazem em si uma grande carga cultural. Apesar de ter sido popularizado por artistas jamaicanos como o cantor Bob Marley, esse visual já é utilizado há milhares de anos, desde a Idade Antiga.
Tipos de dread
De acordo com a dread maker e trancista Liza Tavares, há diversas maneiras de se fazer dreads. As mais populares são:
Dread de lã: O cabelo natural é trançado e, em seguida, encapado com fios de lã. Essa técnica é uma das opções removíveis, podendo durar em média três meses.
Dread de agulha: O próprio cabelo é embaraçado com uma agulha e enrolado, criando o formato de cilindro. Ele pode ser alongado com mechas de cabelo naturais ou orgânicos. Não tem prazo de validade, pode ser cultivado com as manutenções periódicas de 2 a 3 meses.
Dread de cera: Essa técnica é realizada com o próprio cabelo e com cera de abelha. Após os fios serem embaraçados, todo o comprimento é coberto com a cera, formando os dreads.
"Essa técnica não é tão utilizada. Como a cera não sai 100% a longo prazo, gera desconforto na hora da higienização dos dreads", conta Liza.
Dread sintéticos: Essa técnica também é uma opção removível, mas a sua aparência é similar aos dreads feitos com agulha. O cabelo é trançado no estilo nagô, rente à raíz, e os dreads são encaixados nas tranças, podendo ser mantido por 3 meses.
Como fazer dreads
Os fios são emaranhados e enrolados em forma de cilindro, que podem possuir diversos tamanhos, cores e espessuras. Hoje em dia, não é preciso utilizar o próprio cabelo para a criação de dreads. Os chamados dreads removíveis são a opção temporária mais popular, mantendo o cabelo natural intacto.
Segundo a dread maker, os dreads podem ser feitos em qualquer tipo de cabelo, precisando apenas adequar a técnica utilizada com o tipo de fio que o cliente possui.
Como cuidar
Há uma série de cuidados que devem ser tomados ao utilizar qualquer tipo de dread, garantindo um visual bonito por mais tempo.
- Lavar o cabelo uma vez por semana com shampoo anti-caspa
- Usar água fria ou morna para a lavagem
- Esfregar o couro cabeludo de forma delicada
- Deixar o cabelo secar naturalmente
- Não dormir com o cabelo molhado
Para evitar atrito na hora de secar os dreads, é aconselhável o uso de uma toalha de algodão, pois esse tipo de tecido não agride o cabelo, diminuindo as chances de causar frizz nos fios.
Usar dreads removíveis estraga o cabelo?
Mesmo quando o cabelo natural é encapado com os chamados fake dreads, ou dreads sintéticos, é natural que os fios sofram algumas consequências. Assim como ocorre com o uso das tranças box braids, é preciso se atentar aos cuidados recomendados pelos profissionais.
De acordo com o dermatologista Leonardo Spagnol Abraham, qualquer peso ou tração adicional ao fio de cabelo pode provocar uma alopecia por tração, isto é, perda de cabelo nos locais em que a raiz fica mais tensionada.
"Pode ocorrer, não só com os dreads, mas também com extensões capilares e mesmo tranças muito apertadas nos cabelos. Pode ser reversível se a pessoa retirar o que causou a alopecia", conta.
Se a alopecia for crônica, acontece a diminuição do volume do cabelo nos locais onde estavam os dreads ou extensões ao longo do tempo. Neste tipo, os fios de cabelo vão morrendo lentamente, a perda capilar é irreversível e pode demorar até 20 anos para acontecer.
Fotos para se inspirar
Dreads masculinos
Dreads femininos
Referências
Liza Tavares, dread maker e trancista no salão Lizafrica
Leonardo Spagnol Abraham, médico dermatologista, coordenador do Departamento de Cabelos e Unhas da Sociedade Brasileira de Dermatologia, CRM-DF:18.513