Farmacêutico graduado pela Faculdade de Farmácia e Bioquímica pela Universidade Luterana do Brasil, RS (ULBRA). Pós-Grad...
iRedatora especialista em temas relacionados com bem-estar, família e comportamento.
A maioria das pessoas já passou por episódios de diarreia ao longo da vida. Afinal, este é um problema comum que pode ser causado por vírus, bactérias, parasitas, antibióticos e até mesmo por intolerância à lactose, além de outros fatores1. Fezes moles, cólicas e dores abdominais, necessidade urgente de usar o banheiro e febre são alguns dos sintomas que podem estar presentes na diarreia1.
Na maior parte dos casos, porém, a diarreia é autolimitada1 e pode durar até 14 dias2. No entanto, mesmo a diarreia comum pode ser perigosa, afinal, ela pode provocar desidratação, o que é perigoso para a saúde especialmente de crianças, idosos e pessoas com o sistema imunológico comprometido1.
Tratar a diarreia, portanto, é uma necessidade. E é aí que os probióticos podem atuar, pois quando ingeridos, esses microrganismos do bem são capazes de promover benefícios para o corpo3, colaborando no tratamento. Mas você sabe como eles agem na luta contra a diarreia?
Probióticos no tratamento e na prevenção da diarreia
Na diarreia por rotavírus, por exemplo, os probióticos estão associados a benefícios tanto no tratamento como na prevenção da doença. Isso porque eles podem interferir no ciclo viral de diferentes maneiras e melhorar a capacidade de proteção do muco intestinal1.
Esses microrganismos do bem também são capazes de impedir a fixação dos vírus no intestino por competir com os receptores virais nas células intestinais, além de outras ações1. Com isso, os vírus não conseguem permanecer no local e provocar danos.
Na diarreia causada por bactérias, por sua vez, os probióticos também têm seu papel importante. Para entender melhor, há uma colonização das paredes intestinais pelas bactérias que estão provocando o quadro. Para se defender, o intestino produz um muco que carrega propriedades antimicrobianas1. A ação dos probióticos estimula a produção desse muco, aumentando a proteção do organismo contra a invasão e colonização das bactérias ruins, o que contribui para o tratamento1.
Além disso, os probióticos também são capazes de auxiliar na prevenção da diarreia1, assim como podem atuar como proteção contra outras doenças gastrointestinais como enterocolite1. Mas atenção: o uso de probióticos deve sempre ser orientado por um médico ou nutricionista.
Referências:
1 - Carmo MS et al. Probiotics, mechanisms of action, and clinical perspectives for diarrhea management in children. Food Funct (2018);Oct 17;9(10):5074-95.
2 - Sociedade Brasileira de Pediatria. Guia Prático de Atualização. Departamento Científico de Gastroenterologia. Diarreia aguda: diagnóstico e tratamento. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/2017/03/Guia-Pratico-Diarreia-Aguda.pdf. Acesso e 03 de janeiro de 2020.
3 - Hempel, S. Probiotics for diarrhoea. Indian Journal of Medical Research. 2014 Mar; 139(3): 339?341. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4069727/. Acesso e 03 de janeiro de 2020.