Redatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
Uma pesquisa realizada por cientistas da Alemanha e da Noruega identificou que pessoas com um tipo de sangue específico possuem mais chances de se contaminar com o novo coronavírus, além de desenvolverem quadros mais graves da COVID-19.
Publicada na última quarta-feira (17) no New England Journal of Medicine, a análise reforçou outro estudo, feito em março deste ano por cientistas chineses, que também já havia observado a relação entre os grupos sanguíneos e a doença provocada pelo vírus.
Tipos sanguíneos e COVID-19
De acordo com as descobertas, pessoas com sangue tipo A estão mais propensas a desenvolverem casos graves da infecção ou irem a óbito, após se contaminarem com o novo coronavírus.
Por outro lado, os dados coletados pelos pesquisadores indicam que o grupo sanguíneo tipo O está associado a um risco menor de adquirir COVID-19 quando comparado aos do tipo não-O.
Pelos resultados da pesquisa, pessoas do grupo sanguíneo A possuem um risco 45% maior de se infectar com o vírus em comparação aos outros tipos de sangue. Já indivíduos com o tipo O apresentam uma vantagem de 35% em relação aos outros tipos sanguíneos, sendo o grupo com a menor probabilidade de contaminação pela COVID-19.
Realização do estudo
Os pesquisadores contaram com a participação de mais de 1.980 pacientes com casos graves de COVID-19 e comparam este grupo com outras 2.381 pessoas que não estavam contaminadas.
Os testes, que analisaram os genes dos participantes em busca de duas variações de DNA específicas, concluíram que existe uma associação direta entre o novo coronavírus e os tipos sanguíneos.
Essa relação pode ser justificada pelas diferenças do organismo de pessoas com cada tipo de sangue. Isso porque os genes presentes no sistema sanguíneo são capazes de reconhecer a presença de "invasores" de forma diferenciada, interferindo na maneira como a COVID-19 afeta cada indivíduo.
Porém, os cientistas explicam que o estudo não exclui a possibilidade de pessoas do tipo O se infectarem, reforçando que os cuidados contra o coronavírus devem ser tomados igualmente por todas as pessoas.
Grupos de risco do coronavírus
Qualquer pessoa está vulnerável e pode contrair o vírus. Porém, as estatísticas apontam que a maior parte dos óbitos ocorrem em pessoas consideradas integrantes do grupo de risco da COVID-19. Entre elas estão:
- Idosos
- Pessoas com doenças respiratórias, como asma e bronquite
- Fumantes
- Diabéticos
- Hipertensos
- Pacientes com HIV
- Doentes cardíacos
- Pacientes imunodeprimidos
- Obesos
- Homens
Veja também
Entenda mais sobre o novo coronavírus
Saiba quem corre maior risco de infecção por coronavírus
Confira 15 maneiras de se proteger contra o coronavírus