Fisioterapeuta pélvica e sexóloga, especializada no tratamento de disfunções sexuais dolorosas. Pós-graduanda em Sexuali...
iRedatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
O orgasmo feminino é definido como o maior nível de prazer sentido durante o sexo, emanando uma descarga de relaxamento e satisfação intensa. Porém, de acordo com Débora Pádua, sexóloga e fisioterapeuta pélvica, os benefícios vão além do momento de prazer na cama.
Atingir o orgasmo pode proporcionar uma série de ações positivas no corpo da mulher, ajudando até mesmo na respiração. Algumas das alterações que acontecem durante e após o clímax são:
- Circulação: a circulação pélvica fica ainda melhor no momento da excitação, assim como a circulação corporal
- Bem-estar: a sensação de bem-estar dura além do momento sexual, promovendo bom humor e relaxamento por mais tempo
- Transpiração: o aumento da transpiração faz com que todas as glândulas sejam ativadas, o que proporciona benefícios para a pele
Apesar de ser algo muito saudável, nem todas as mulheres conseguem atingir esse pico de prazer. Ainda segundo Débora, alguns fatores podem dificultar o orgasmo, como a falta de conhecimento do próprio corpo, dificuldade em se comunicar com o parceiro, timidez e alguns tabus, que impedem que a mulher curta o momento.
"Quando a mulher se conhece e se percebe um corpo sensível a estímulos, permitindo que isso aconteça, fica muito mais fácil que ela tenha um orgasmo", explica a sexóloga. Para facilitar a busca por essa sensação, algumas posições sexuais também podem auxiliar no aumento do prazer feminino. Confira quais são:
Saiba mais: Vagina: o que acontece dentro dela na hora do sexo
Posições sexuais para orgasmo feminino
1- Por cima
Muitas mulheres conseguem atingir o orgasmo com o estímulo do clitóris. Dessa forma, é importante encontrar posições onde essa parte do corpo possa ser tocada. Quando a mulher fica por cima, ela encosta o clitóris no corpo do parceiro ou parceira durante os movimentos sexuais, o que pode levar ao orgasmo mais rápido.
2- Fora da cama
A sexóloga Débora Pádua conta que, com o parceiro ou parceira fora da cama, há uma maior facilidade no acesso ao clitóris, que pode ser estimulado a todo momento. Isso proporciona mais prazer para a mulher, ajudando-a a atingir o orgasmo.
3- De quatro
Algumas mulheres preferem ser estimuladas por elas mesmas durante o sexo, seja com o uso de brinquedos eróticos ou com os próprios dedos. Nessa posição, é possível que ocorra um estímulo duplo, com a penetração e o toque no clitóris.
4- T invertido
Nessa posição, a mulher fica deitada e mantém as duas pernas levantadas, apoiadas no parceiro. Dessa forma, o acesso ao ponto G é facilitado durante a penetração, auxiliando no atingimento do orgasmo.
5- De lado
Com os corpos deitados de lado, o clitóris fica livre para que a estimulação seja feita pelo parceiro ou parceira, ou até mesmo pela própria mulher. Assim, também é possível que estímulos múltiplos aconteçam, o que aumenta o nível de prazer durante o sexo.
Mais sobre sexo e comportamento
15 posições sexuais do Kama Sutra para inovar na cama
O que é libido: veja como driblar a falta de desejo na cama
Sexting: sexo por mensagem é opção para distância e timidez