Redatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
Com apenas 24 anos, Gabriel Bernardes de Lima vem se tornando um dos influenciadores brasileiros mais queridos no ramo culinário. Além de lançar sua própria marca de brigadeiros gourmet em 2017, o jovem chama a atenção nas redes sociais ao compartilhar vídeos dinâmicos e divertidos de várias receitas.
Gabriel, que tem Síndrome de Down, realizou diversos cursos culinários antes de iniciar a carreira com a produção de brigadeiros artesanais. Hoje, o paulistano ensina a milhares de pessoas a preparar todo tipo de prato em sua página Downlicia, tendo como lema a frase: "superação é romper barreiras" .
Incentivado por sua mãe a ser independente desde pequeno, Gabriel decidiu gravar vídeos para a internet como uma forma de demonstrar para o público que a Síndrome de Down não é empecilho para uma vida ativa e saudável. E a iniciativa não poderia ter sido melhor.
Através de suas postagens, o jovem se tornou uma verdadeira inspiração para pessoas de todo o país, estimulando famílias a darem mais liberdade para seus filhos, quebrando estereótipos e barreiras em torno de indivíduos com a síndrome.
Síndrome de Down e o papel familiar
Assim como mostra o caso do chef Gabriel, o fator mais importante para garantir o desenvolvimento e o convívio social da criança com Síndrome de Down é o bom ambiente familiar .
Isso envolve pais atentos e bem informados, capazes de intervir desde cedo nos processos de aprendizagem, nas práticas vocacionais, permitindo a colaboração de profissionais especializados quando necessário. O envolvimento individual de pais, professores e terapeutas pode produzir resultados positivos inesperados.
Ao final das contas, os cuidados com uma criança com Síndrome de Down não são radicalmente diferentes daqueles que são prestados às crianças sem síndrome. Na verdade, é o mesmo processo de ajudar a crescer, estimular a independência, acompanhar o aprendizado, cuidar do viver diário com carinho e amor, de forma natural e espontânea, aceitando e respeitando as limitações individuais.
Síndrome de Down: entenda as características
Abandone sete mitos sobre a Síndrome de Down
5 filmes sobre síndrome de Down para assistir em família
Amor pode trazer transformações à vida de pessoas com síndrome de Down