Formada em Medicina na Universidade Federal de Uberlândia, fez Residência Médica de Ginecologia e Obstetrícia em Ub...
iRedatora especialista em família e bem-estar, com colaboração para as editorias de beleza e alimentação.
O boldo é uma planta bastante popular no Brasil, usada principalmente no tratamento de problemas gástricos e digestivos — sintomas comuns entre as grávidas. Mas será que tomar chá de boldo durante a gravidez pode ser uma boa ideia? Existe algum risco para o bebê e para a gestante?
Conversamos com especialistas para entendermos melhor sobre o consumo da bebida entre as gestantes e os impactos no desenvolvimento do feto. Confira a seguir se grávida pode tomar chá de boldo.
Grávida pode tomar chá de boldo?
Ainda que o boldo possua benefícios para a saúde, há um consentimento entre a comunidade médica de que o chá de boldo não deve ser ingerido durante a gravidez.
De acordo com Flávia Torelli, ginecologista, obstetra e especialista em reprodução humana do Grupo Huntington, o chá de boldo pode trazer sérias consequências para a gravidez, como malformações no bebê e até mesmo o aborto, dependendo da quantidade que é consumido.
Leia mais: 3 chás não-abortivos para grávidas e como prepará-los
Riscos do chá de boldo para a gestante
"O chá de boldo é perigoso por causa da presença do ascaridol, substância tóxica que pode aumentar as contrações uterinas, provocando intensa dor abdominal, sangramentos e aborto. Em alguns casos, pode não haver o nascimento prematuro, mas a toxicidade que chega até o bebê pode ser suficiente para causar graves alterações, comprometendo seu desenvolvimento motor e cerebral", explica Flávia Torelli.
Contudo, como explica a médica ginecologista e obstetra Karen Rocha de Pauw, as indicações de toxicidade do chá de boldo para o feto ainda são muito escassas, de forma que não é possível afirmar que a bebida é efetivamente abortiva. E é exatamente por falta de precisão nos estudos sobre a planta que se aconselha a evitar o consumo durante a gravidez.
A médica ainda alerta sobre os malefícios do chá para a própria gestante: "Para a grávida, os efeito são mais gástricos e intestinais, causando irritação, vômitos, enjoos, gastrite e, se consumido em exagero, pode levar à contrações uterinas", finaliza Karen Rocha.
Leia também: Grávida pode tomar café ou outras bebidas com cafeína?