Redatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
O clitóris, um pequeno órgão localizado entre a junção dos grandes lábios, na parte de cima da vulva, é conhecido por ter uma única função: proporcionar prazer. Com cerca de 8 mil terminações nervosas, o clitóris é considerado o ponto de maior sensibilidade no corpo feminino, podendo levar ao orgasmo apenas com a sua estimulação.
Pensando no prazer do clitóris, um aparelho criado exclusivamente para estimular essa região vem ganhando cada vez mais popularidade. Chamado de "sugador de clitóris", esse tipo de brinquedo sexual faz uma sucção da área como uma forma de masturbação.
Como usar o sugador de clitóris?
Antes de utilizar qualquer tipo de brinquedo sexual, é importante que seja feita uma higienização adequada do objeto com água e sabonete neutro, além de deixá-lo secar totalmente antes de guardá-lo, para que não haja o risco de infecções.
Para evitar possíveis machucados causados pelo atrito, especialistas recomendam que qualquer tipo de masturbação com sex toy seja feita com o uso de um lubrificante no local. Também é indicado que sejam utilizados produtos à base de água, o que ajuda a evitar possíveis irritações ou alergias.
Depois disso, basta encontrar uma posição confortável e usar o sugador de clitóris de acordo com as instruções de cada tipo de aparelho. Além de poder ser usado como uma forma de autoconhecimento ao se masturbar, ele também pode ser uma opção para inovar durante o sexo.
Orgasmo clitoriano
Apesar de ser um tópico ainda muito discutido e estudado, alguns especialistas afirmam que existem mais de seis tipos diferentes de orgasmos. Entre eles está o orgasmo clitoriano que, assim como sugere o nome, ocorre exclusivamente com a estimulação do clitóris.
De acordo com Débora Pádua, sexóloga e fisioterapeuta pélvica, os benefícios do orgasmo vão além do momento de prazer:
- Circulação: a circulação pélvica fica ainda melhor no momento da excitação, assim como a circulação corporal
- Bem-estar: a sensação de bem-estar dura além do momento sexual, promovendo bom humor e relaxamento por mais tempo
- Transpiração: o aumento da transpiração faz com que todas as glândulas sejam ativadas, o que proporciona benefícios para a pele
Além disso, diversos estudos já comprovaram que o orgasmo ajuda no alívio de dores, melhora o sono e diminui o estresse.
Apesar de ser algo saudável, nem todo mundo consegue atingir esse pico de prazer. Ainda segundo Débora, alguns fatores podem dificultar o orgasmo, como a falta de conhecimento do próprio corpo, dificuldade em se comunicar com o (a) parceiro (a), timidez e alguns tabus que impedem que a pessoa curta o momento.
"Quando a mulher se conhece e se percebe um corpo sensível a estímulos, permitindo que isso aconteça, fica muito mais fácil que ela tenha um orgasmo", explica a sexóloga. Dessa forma, o sugador de clitóris pode ser uma alternativa para que o próprio corpo seja explorado, fazendo com que preferências pessoais, como o ritmo durante o sexo, possam ser descobertas.