Redatora especialista na cobertura de saúde, bem-estar e comportamento.
A cidade do Rio de Janeiro removeu a obrigatoriedade do uso de máscaras faciais em ambientes fechados e abertos, conforme novo decreto publicado no Diário Oficial da Prefeitura desta segunda-feira (7).
De acordo com o prefeito do município, Eduardo Paes, a ideia é que, mais adiante, a obrigatoriedade da comprovação da vacinação para COVID-19 seja dispensada também. Para isso, porém, o Rio de Janeiro precisa atingir o índice de setenta por cento da população inteiramente vacinada.
Com isso, o Rio de Janeiro se torna a primeira capital do Brasil a liberar o uso de máscaras em ambientes abertos e também fechados. O item é uma das principais medidas adotadas na pandemia para evitar a transmissão do coronavírus e a propagação da doença.
Como se proteger do coronavírus?
Diante da flexibilização do uso de máscaras, vale recordar quais são as outras medidas possíveis para se proteger do coronavírus.
A principal é a vacina da COVID-19. Aqui no Brasil, já estão sendo aplicadas doses de reforço do imunizante. Para saber sobre o seu grupo e quando você deve tomar o reforço, é preciso consultar o calendário da secretaria de saúde da sua localidade.
Via de regra, as doses de reforço estão sendo aplicadas seis meses após a última dose da vacina, podendo ser essa nova aplicação diferente das primeiras utilizadas no processo de imunização.Vale, também:
- Evitar espaços com grandes aglomerações de pessoas (distanciamento com menos de 2 metros entre cada indivíduo)
- Espaços pouco ventilados
- Cobrir o rosto ao tossir ou ao espirrar
- Higienizar as mãos com água e sabão ou álcool
- Realizar testes de COVID-19 com periodicidade
- Evitar contato físico com pessoas que tenham sintomas de gripe.