Redatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
Considerada parte da crioterapia, conjunto de técnicas que utilizam o frio como tratamento terapêutico, a crioimersão é uma atividade clínica em que o paciente é colocado em uma banheira de gelo para auxiliar a recuperação física após atividades de alta intensidade.
Como é feita e indicações
Para a realização do tratamento, o paciente é imergido em uma banheira com água e gelo, em uma temperatura igual ou menor do que 4ºC.
De acordo com o professor do curso de fisioterapia da Universidade Cruzeiro do Sul, Igor Phillip dos Santos Glória, a crioimersão pode ser indicada para diferentes situações clínicas.
Além disso, a técnica também pode ser aplicada em pacientes que sofrem lesões ortopédicas, para controle inflamatório e alívio da dor. “Um exemplo disso é o tratamento após a entorse de tornozelo, que pode ser realizado com a imersão do tornozelo e do pé do paciente em um balde com água e gelo”, explica o especialista.
Frequência em que a crioimersão pode ser realizada
A indicação para o tratamento varia de acordo com a condição de cada paciente. Entretanto, a crioimersão pode ser realizada diariamente, desde que haja o acompanhamento de um profissional.
“Porém, é extremamente importante que haja uma programação levando em consideração os dias de treinos e jogos, quando aplicado aos atletas, e o estágio da lesão/processo inflamatório, no que diz respeito à utilização como forma de tratamento dos pacientes com lesões ortopédicas”, explica Igor.
Resultados
Ainda segundo o especialista, atletas podem notar a melhora da dor muscular e a redução da sensação de fadiga logo após a primeira sessão de crioimersão.
“Já os pacientes com lesões ortopédicas costumam relatar redução da dor no local da lesão e também se torna visível a redução do processo inflamatório e do edema”, diz.
Cuidados necessários
Por se tratar de uma técnica utilizada como ferramenta terapêutica, o fisioterapeuta ressalta que a crioimersão deve ser aplicada e recomendada por um profissional devidamente habilitado.
“Existe um protocolo a ser seguido, no que diz respeito à indicação clínica, à temperatura da água, à resposta do paciente e ao tempo de aplicação”.
Algumas condições podem impedir a realização da crioimersão. Entre elas:
- Presença de feridas abertas
- Pacientes com aversão ao gelo
-
Urticária ao frio
-
Pacientes com fenômeno de Raynaud
-
Problemas cardíacos
-
Doenças vasculares