Redatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
A corrida é um dos exercícios físicos mais benéficos para a saúde. Além de ajudar no emagrecimento, ela é essencial para fortalecer o sistema cardiovascular, reduzir os níveis de colesterol e aumentar a força dos músculos. Porém, um novo estudo indica que correr pode fazer bem para a saúde sexual também.
De acordo com pesquisadores da universidade israelense Ben-Gurion, incluir o hábito na rotina pode melhorar e intensificar os orgasmos em mulheres. A possível explicação para esse benefício é que a prática melhora a circulação de sangue no clitóris e a função dos músculos do assoalho pélvico.
SAIBA MAIS: 6 tipos de orgasmo feminino: como chegar ao prazer em cada
Sobre o estudo
A pesquisa, publicada na revista científica International Urogynecology Journal, contou com a participação de 180 voluntárias que correm pelo menos uma vez por semana. Elas foram divididas em dois grupos: as que praticavam corrida de alto esforço, percorrendo distâncias superiores a 19 quilômetros por semana, e as que corriam de maneira moderada, em um percurso inferior a cada sete dias.
O primeiro grupo relatou ter orgasmos de maior intensidade se comparados com as participantes do grupo de esforço moderado. Além disso, as mulheres que correram distâncias mais longas foram 28% mais propensas a atingirem um melhor orgasmo, sendo um terço mais intensos.
LEIA TAMBÉM: 11 exercícios para melhorar o sexo e sentir mais prazer
Os pesquisadores concluíram que esse resultado pode estar relacionado à "melhor circulação do clitóris" e à "melhor função dos músculos do assoalho pélvico". Porém, segundo a principal autora do trabalho, Shanny Sade, outros fatores podem estar associados, como a "melhor autoestima e imagem corporal" decorrente da corrida, conforme afirmou ao jornal britânico The Sun.