Redatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
Você costuma acordar entre três e quatro da manhã sem querer e demora para voltar a pegar no sono? Saiba que você não está só! Esse é um fenômeno relatado por uma em cada três pessoas, principalmente desde o início da pandemia, e pode estar associado ao estresse.
Em um artigo publicado no site The Conversation, Greg Murray, diretor do Centro de Saúde Mental da Swinburne University of Technology, na Austrália, explica que acordar várias vezes durante a noite é normal e que sono leve é mais comum na segunda metade da noite. Porém, o estresse pode tornar os despertares mais conscientes.
“Quando o sono está indo bem para nós, simplesmente não temos consciência desses despertares. Mas adicione um pouco de estresse e há uma boa chance de que a vigília se torne um estado totalmente autoconsciente”, escreveu Murray no artigo.
Preocupação também é fator para a redução da qualidade do sono
Além do estresse, gastar muito tempo em frente à tela absorvendo notícias negativas também pode influenciar negativamente a qualidade do sono. Segundo Murray, isso acontece porque durante a noite estamos sozinhos, sem conexões sociais, bens culturais e recursos para enfrentar problemas que possam surgir.
“Sem nenhuma de nossas habilidades humanas e capital, somos deixados sozinhos no escuro com nossos pensamentos. Assim, a mente está parcialmente certa quando conclui que os problemas gerados são insolúveis”, explica o terapeuta.
Saiba mais: 6 mentiras que quem vive com sono precisa parar de acreditar
Porém, a nossa mente não está, de fato, procurando uma solução às três ou às quatro horas da manhã, mas, sim, gerando preocupação e ansiedade em relação à resolução daquele problema. “Acordar e se preocupar às três da manhã é muito compreensível e muito humano. Mas, na minha opinião, não é um grande hábito para entrar”, finaliza Murray.
O que fazer para melhorar a qualidade de sono?
Além de estresse e preocupação, costumes como uso excessivo de computadores e celulares, alimentação pesada antes de dormir e situações de tensão podem prejudicar o sono. Por isso, adotar alguns hábitos antes de dormir pode ajudar a dormir melhor, como:
- Escolher colchão e travesseiro adequados, que deixem a cabeça e a coluna alinhadas;
- Beber chás calmantes antes de dormir, como camomila, erva-doce e cidreira;
- Fazer meditação;
- Deitar-se na cama apenas para dormir;
- Evitar navegar pela internet e por redes sociais, assistir a filmes ou jogar jogos on-line antes de dormir;
- Evitar brigas no quarto.