Redatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
No último domingo (3), a cantora Sandy usou as redes sociais para desabafar sobre a variação da temperatura em Campinas, São Paulo. A cantora sofre com sinusite crônica e tem reações alérgicas com a queda brusca da temperatura. “Como uma pessoa alérgica faz para sarar da sinusite com uma variação de 18/19ºC por dia?”, escreveu ela.
Em 2020, Sandy já havia desabafado sobre a condição de saúde, revelando que já até pensou em interromper a carreira por conta da sinusite. "Sou muito alérgica. Choveu, eu estou espirrando [...] Até sofri com isso bastante tempo porque tenho uma sinusite crônica. No fim de 2018, eu sofri tanto que cheguei a me questionar se ia continuar a minha carreira porque me atrapalhava demais. Era pigarro o tempo inteiro", contou no podcast “Sistema Solari”, de Felipe Solari. Atualmente, o problema está controlado.
O que é sinusite e quais são suas causas?
A sinusite, também conhecida como rinossinusite, é uma inflamação das mucosas dos seios paranasais, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos.
Essas mucosas atuam drenando as secreções dos olhos, nariz e ouvidos. Porém, durante quadros alérgicos ou infecções, essa drenagem pode não funcionar corretamente, causando o acúmulo de secreção e facilitando processos inflamatórios.
Entre as causas mais comuns de sinusite, estão:
- Pólipos nasais que bloqueiam as passagens nasais ou seios;
-
Reações alérgicas;
-
Rinite;
-
Asma;
-
Desvio de septo nasal;
-
Trauma na face;
-
Doenças que acometem a imunidade;
-
Infecções respiratórias (gripe e resfriado, por exemplo);
-
Síndrome de Kartagener;
-
Tabagismo;
-
Infecções odontológicas que causem a obstrução dos seios nasais.
A sinusite pode ser aguda, quando os sintomas persistem por menos de 12 semanas, e crônica, quando a inflamação dura mais do que esse período. Nesse segundo caso, os sintomas mais frequentes são: