Redatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
O Ministério da Saúde confirmou nesta sexta-feira (29) a primeira morte por varíola dos macacos no Brasil. A vítima estava internada em Belo Horizonte, em Minas Gerais e, de acordo com a pasta, o homem apresentava baixa imunidade e veio à óbito na quinta-feira (28). As informações são do portal G1.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas cinco pessoas morreram pela doença em todo o mundo durante o surto atual. A entidade ainda não se manifestou sobre a vítima no Brasil.
No país, já foram registrados 1.066 casos de monkeypox, de acordo com a pasta. Na quinta-feira (28), foram confirmados os três primeiros casos em crianças, em São Paulo.
OMS considera varíola dos macacos uma emergência global
A OMS decretou no sábado (23) emergência global para a varíola dos macacos. No mundo, já foram confirmados mais de 18 mil casos em 78 países. Na prática, a decisão do órgão solicita que governos federais intensifiquem ações de monitoramento da doença.
O objetivo é aumentar a coordenação entre países e reforçar os mecanismos de busca ativa de casos e a implementação de medidas para conter a circulação global do vírus.
Sintomas da varíola dos macacos
Os sintomas da varíola dos macacos são parecidos com os sintomas da varíola humana, porém, de maneira geral, são mais leves. A principal diferença está no inchaço nos gânglios linfáticos, condição chamada linfadenopatia. O período de incubação do vírus — ou seja, o tempo desde a infecção até os sintomas — é de sete a 14 dias, podendo variar de cinco a 21 dias.
Os sintomas principais são:
- Febre;
- Dor de cabeça;
- Dores musculares;
- Dor nas costas;
- Linfonodos inchados;
- Arrepios;
- Exaustão;
- Lesões na pele.