Farmacêutica Bioquímica pela Universidade de Guarulhos, MBA em Marketing Executivo na Fundação Getúlio Coach pelo Instit...
iRedatora especialista em temas relacionados com bem-estar, família e comportamento.
Quando não tratada rapidamente, a diarreia pode se tornar um grande problema na rotina e na saúde, podendo causar até mesmo uma desidratação severa. Por isso, é importante agir de forma eficaz para resolver o problema.
Alguns cuidados caseiros podem ajudar a acabar com o problema. Segundo a farmacêutica Michelle Reis, da Phytocare, o melhor a se fazer nesses casos é a reposição excessiva de líquidos através de soro fisiológico ou caseiro e muita água. Além disso, é importante manter uma alimentação mais leve neste período para evitar o agravamento da inflamação no intestino.
Quando o quadro é de curta duração, o tratamento mais indicado é através de probióticos, a fim de regular a flora gastrointestinal. Estes probióticos devem ser tomados de uma a duas vezes ao dia, dependendo do fabricante. Em casos mais prolongados do sintoma, é necessário também o tratamento com medicamentos mais tradicionais.
Melhores medicamentos para diarreia
Existem diversos remédios, com diferentes ações, disponíveis no mercado para tratar a diarreia. Cada medicamento é prescrito considerando a causa do problema, a gravidade do sintoma e o tipo de diarreia. Veja quais são:
- Floratil;
- Probiatop;
- Prolive;
- Enterogermina;
- Bidrilac;
- Floralyte;
- Repoflor;
- Zincopro;
- Imosec;
- Diasec;
- Loperamida;
- Avide;
- Tiorfan.
Lembre-se sempre de seguir as orientações do seu médico e não se automedicar. Além disso, não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico e, em caso de sobredosagem, siga as instruções da bula.
No caso de diarreia infantil, os medicamentos mais indicados serão sempre os à base de probióticos combinados com tratamentos caseiros para evitar a desidratação.
Saiba mais: Como tratar a desidratação causada pela diarreia infantil
Remédios que causam diarreia
Os antibióticos possuem como efeito colateral a diarreia e, por isso, é indicado sempre associá-los com probióticos ou com uma readequação alimentar durante o período do tratamento. Os antiparasitários também podem causar diarreia em alguns pacientes devido aos mecanismos de ação ligados ao sistema gastrointestinal.
Pacientes que usam medicamentos para gastrite e úlcera, como pantoprazol e omeprazol, também podem apresentar diarreia em algumas situações.
Além disso, a farmacêutica também ressalta que mulheres que usam anticoncepcional e que estejam com diarreia podem ficar com diminuição do efeito contraceptivo e, por isso, é importante usarem outros métodos para se protegerem durante este período.