Redatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
Não é segredo que se exercitar é benéfico para a saúde. Porém, um novo estudo sugere que praticar atividade física de manhã pode reduzir o risco de acidente vascular cerebral (AVC) - ou derrame - e de doenças cardiovasculares.
A pesquisa foi publicada no European Journal of Preventive Cardiology. Os autores do estudo coletaram os dados de 502.490 participantes, com idades entre 40 e 69 anos (na época em que foram recrutados, entre 2006 e 2010), disponíveis no UK Biobank. Os dados dessas pessoas foram e são continuamente coletados no Reino Unido e estão disponíveis para pesquisadores para utilização em pesquisas aprovadas.
Leia mais: 15 minutos de exercícios por dia ajuda a reduzir a ansiedade
Dessas pessoas, um grupo de mais de 100 mil participantes teve seus dados de atividade física registrados através de um acelerômetro triaxial. Para o atual estudo, foram analisados dados de um recorte de 86.657 pessoas acompanhadas entre fevereiro de 2013 e dezembro de 2015. Durante esse período, quase três mil participantes desenvolveram doença arterial coronariana (DAC) e 796 desenvolveram AVC.
Os pesquisadores do atual estudo, então, investigaram a associação entre as horas diárias de atividade física e o risco de DAC, AVC e AVC isquêmico. A conclusão foi de que a alta atividade física realizada durante a noite foi associada a riscos mais elevados dessas doenças em comparação com os exercícios feitos pela manhã.
Quais foram os resultados do estudo?
O estudo concluiu que os participantes que realizavam a atividade física diariamente no final da manhã (em torno das 11h) tiveram um risco 16% menor de desenvolver doença arterial coronariana (DAC) e 17% menor de sofrer um AVC em comparação com os participantes que se exercitam ao meio-dia.
Além disso, segundo os autores, a atividade física no final da manhã reduziu em 21% o risco de AVC isquêmico. A redução do risco de DAC foi mais significativa para as mulheres, tanto entre aquelas que treinaram no início da manhã (8h) e aquelas que treinaram no final da manhã (11h).