Formado pela Faculdade de medicina do ABC, fez residência médica em pediatria e neonatologia pela Faculdade de medicina...
iRedatora especialista em temas relacionados com bem-estar, família e comportamento.
Esporte mais popular do mundo, o futebol conquista os brasileiros de todas as idades. Muitas crianças querem fazer aulas, seja por sonharem em jogar profissionalmente ou apenas para se divertirem. A boa notícia é que a prática do esporte pode ser extremamente benéfica para o desenvolvimento infantil. Antes de colocar seu filho para fazer aulas, confira tudo o que você precisa saber sobre o futebol para crianças:
Qual a idade ideal para a criança começar a praticar futebol?
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, a idade indicada para início da atividade física regular é de entre cinco a sete anos. Neste período a criança já começou a fortalecer a musculatura e as articulações, sabe se comunicar bem e tem mais coordenação motora para realizar os movimentos necessários.
No entanto, cada esporte tem suas especificidades e a idade inicial pode variar. No caso do futebol, a prática pode começar por volta dos três anos, mas de forma lúdica e leve para que a criança tenha a sensação de que está brincando.
Após os seis anos, movimentos mais específicos, como dribles, passes, chutes e domínio da bola, podem ser ensinados. Mas os treinos mais específicos e com maior grau de exigência e seriedade, visando desempenho e competição esportiva, devem começar após os dez anos.
Principais cuidados
Antes das aulas começarem, é importante conversar com o pediatra da criança para que ela seja avaliada e receba orientações sobre a melhor forma de começar a atividade. Isso ajuda a evitar a prática excessiva e a predisposição a lesões musculoesqueléticas e à desidratação.
Outro cuidado importante é garantir que a criança será orientada por um profissional de educação física capacitado para atender às particularidades de cada criança. A qualidade do gramado da escola também é um ponto a ser observado.
Equipamentos de qualidade sempre serão mais seguros para as crianças, evitando acidentes. Os materiais necessários para a prática do futebol são: chuteiras, meiões, roupas respiráveis e caneleiras. Caso a aula seja em local aberto, também é importante o uso de protetor solar ou até mesmo camisetas com proteção UV.
Por fim, vale lembrar que a criança precisa entrar em uma rotina adequada para obter um bom rendimento em sua iniciação esportiva. Dormir bem, se alimentar direito, manter a constância dos treinos e entender a importância de ter disciplina nas aulas fará toda a diferença.
Benefícios do futebol infantil
O futebol ajuda a criança a entender a importância de regras, a socializar, a trabalhar em equipe e a desenvolver valores. No aspecto físico, as capacidades de resistência, força, flexibilidade, agilidade e velocidade são desenvolvidas, além de ampliar o repertório motor e cognitivo da criança.
Outra vantagem da prática do futebol é o desenvolvimento de foco e concentração, além de melhorar o raciocínio lógico e a capacidade de tomar decisões rápidas, o que pode contribuir em diversos aspectos, inclusive no desempenho escolar.
O esporte também contribui para a saúde mental da criança, melhorando o equilíbrio emocional e ajudando a combater a ansiedade e a depressão. Além disso, durante os treinos, a criança aprende a lidar mais com possíveis frustrações, entendendo que nem sempre se ganha ou se perde.
Para garantir todos os benefícios e a segurança dos pequenos, o professor deve adotar uma pedagogia adequada para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, identificando, analisando e aperfeiçoando os tipos de treinamentos durante a fase de iniciação esportiva da criança.
Existe também uma grande preocupação com traumas físicos associados ao futebol, principalmente com os causados pelas cabeçadas. Por isso, algumas sociedades médicas aconselham que as crianças não pratiquem a manobra durante os treinos e partidas de futebol.
Fontes
Clizaldo Luiz Maroja Di Pace França - Licenciado e bacharel em Educação Física, bacharel em Fisioterapia, pós-graduado especialista em futebol, mestre em Saúde e professor do Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ
Pedro Henrique Marques de Lucena - Licenciado e bacharel em Educação Física, especialista em musculação e condicionamento físico, mestre em Educação Física, doutorando em Educação Física - Universidade Federal da Paraíba - UFPB, professor do Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ