Formado pela Faculdade de Medicina do ABC. Especializou-se em pediatria na Unifesp/EPM, obtendo em seguida título pela S...
iRedatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
O que é Reflexo de Moro?
O reflexo de Moro é um movimento involuntário comum em todo bebê recém-nascido. Ele se caracteriza pelo movimento brusco dos membros superiores, com a abertura rápida dos braços, geralmente associado a movimento semelhante de membros inferiores e choro forte.
Causas
O reflexo de Moro é um reflexo primitivo, mediado por mecanismos neuromusculares subcorticais, que já se encontram desenvolvidos desde o período pré-natal. Ele é acionado como um sistema de proteção em situações de insegurança, como mudança de ambiente e ao escutar sons altos. Por isso, é considerado normal e tende a diminuir até os seis meses de idade.
Saiba mais: Reflexo de Babinski: o que é e causas
Diagnóstico
O reflexo de Moro em bebês é considerado anormal quando não ocorre. Em geral, a criança que não apresenta é encaminhada a um neuropediatra, que fará um exame clínico e, de acordo com suas suspeitas diagnósticas, poderá solicitar exames como tomografia ou ressonância magnética, além de pesquisar eventuais doenças do metabolismo, por via laboratorial.
Teste do reflexo de Moro
Em consultas pediátricas, o reflexo de Moro é testado para avaliar o sistema nervoso do bebê. Nele, o especialista segura o bebê, apoiando as costas, a cabeça e o pescoço com as mãos. Depois, é simulada uma queda de até 2 cm, a fim de avaliar se o bebê estica os braços com a surpresa gerada pelo movimento.
Se com o teste houver a abertura dos braços e, depois, um relaxamento ao perceber que está seguro, significa que os reflexos estão sendo bem desenvolvidos. Caso contrário, é possível que se investigue algumas condições, como lesões, doenças neurológicas e complicações no sistema nervoso.