Médico urologista graduado pela Santa Casa de São Paulo. Possui duas Residências Médicas, uma em Cirurgia Geral e depois...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
A infecção urinária provoca sintomas que podem variar bastante de uma pessoa para outra e de acordo com o local do sistema urinário afetado (uretra, bexiga ou rins). Os mais clássicos incluem ardência forte ao urinar, sensação de peso na barriga e vontade frequente de urinar.
Mais frequente em mulheres, a infecção urinária normalmente surge quando as bactérias entram no trato urinário através da uretra e começam a se multiplicar na bexiga. Para definir os sintomas, é importante entender que ela é dividida em diferentes tipos, sendo eles:
- Pielonefrite: é um tipo de infecção do trato urinário que começa na uretra ou bexiga para um ou ambos os rins. Se não tratada, a pielonefrite pode prejudicar permanentemente os rins — ou, em alguns casos, a bactéria causadora pode se espalhar pela corrente sanguínea, causando uma infecção potencialmente fatal;
- Cistite: é uma infecção bacteriana na bexiga ou no trato urinário inferior causada, na maioria dos casos, por um tipo de bactéria proveniente do trato gastrointestinal, chamada Escherichia coli. Por causa de sua anatomia, todas as mulheres possuem risco de desenvolver uma cistite — especificamente devido à curta distância da uretra ao ânus e da abertura uretral à bexiga;
- Uretrite: consiste na inflamação ou na infecção da uretra, o canal responsável por transportar a urina da bexiga para fora do corpo. As uretrites são decorrentes de bactérias provenientes do trato gastrointestinal, mas pelo fato de a uretra nas mulheres estar mais próxima da vagina, algumas infecções podem ocasionar uma uretrite, como herpes, gonorreia e clamídia.
De acordo com Rodrigo Wilson Andrade, urologista do Hospital Albert Sabin de São Paulo, é importante procurar ajuda sempre que apresentar um incômodo ou dor, com a finalidade de realizar o diagnóstico adequado a partir de um exame de urina e de urocultura antes de iniciar o tratamento específico.
Sintomas da infecção urinária
A infecção urinária pode se manifestar de diferentes formas, dependendo do tipo e da estrutura do sistema urinário acometido. Em alguns casos, é possível que o paciente seja assintomático, isto é, não apresente os sintomas do problema. No geral, os sinais podem incluir:
1. Dor ou ardência ao urinar
O sintoma, também chamado de disúria, é o mais comum em quadros de infecção urinária e engloba diferentes queixas durante a micção, como dor, ardência, incômodo e queimação. É mais comum na cistite e na uretrite — podendo ocorrer eventualmente em casos de pielonefrite. No caso de pessoas com vagina, é importante avaliar com um ginecologista se o sintoma, em vez de infecção no trato urinário, está sendo causado por uma infecção ginecológica, como vulvite e vaginite.
2. Sangue na urina
Chamada de hematúria, a presença de sangue na urina pode ser assustadora, mas ressalta-se que, na maioria dos casos, não é um sinal de gravidade. Assim como a disúria, o sintoma surge pela irritação da bexiga e da uretra, sendo mais comum em quadros de cistite. A hematúria pode ser macroscópica, quando é facilmente notada na urina; ou microscópica, quando somente é detectada através de exames laboratoriais.
3. Vontade constante de urinar
Comum na cistite, a vontade constante de urinar também é chamada de polaciúria. A necessidade de urinar frequentemente, porém, é caracterizada por um pequeno volume de urina a cada micção. Isso implica que o paciente sente que a bexiga não foi esvaziada completamente e retorna para urinar novamente. Todavia, a falsa impressão decorre da irritação do órgão, e não da presença de urina.
4. Dor lombar
Um dos sintomas mais comuns da pielonefrite é a dor lombar, que costuma acometer apenas um lado do corpo. O sintoma caracteriza uma dor nos rins, uma vez que as bactérias presentes no trato urinário sobem pelos ureteres e chegam ao órgão. Pode surgir na cistite, mas não de forma intensa. A pielonefrite também pode ocasionar uma cólica renal intensa.
5. Febre
Na infecção urinária, a febre alta surge especialmente em casos de pielonefrite, acompanhada de outros sintomas como calafrios e náuseas. O sintoma costuma diferenciar a pielonefrite de outros tipos de infecção urinária e, segundo Rodrigo, denota um problema mais grave.
6. Mau cheiro na urina
A presença de bactérias pode ocasionar em mau cheiro na urina, causada por cistite e uretrite. Na maioria dos casos, o sinal pode indicar apenas que a urina está muito concentrada e a ureia, substância responsável pelo odor característico, está pouco diluída. O sintoma deve ser avaliado por um especialista.
7. Incontinência urinária
Casos de incontinência urinária, em que pode haver dificuldade de segurar a urina e perda involuntária, são mais comuns em crianças e idosos. Nesses casos, a origem da infecção urinária costuma ser na bexiga.
8. Náuseas e vômitos
Náusea e vômitos são sintomas comuns na pielonefrite e costumam acompanhar perda de apetite, calafrios e febre alta, acima de 38 graus. A cistite, embora possa causar mal-estar, raramente provoca episódios de vômito.
9. Corrimento uretral
A saída de pus pela uretra é um sintoma comum da uretrite, normalmente provocada por uma infecção sexualmente transmissível, como gonorreia. O corrimento costuma vir acompanhado de outros sintomas, como dor e ardência ao urinar. Em pessoas com vagina, ele também pode surgir junto a um corrimento vaginal.
Sintomas de infecção urinária na gravidez
Os sintomas de infecção urinária na gravidez podem variar, mas costumam se manifestar da mesma forma em pessoas não grávidas. De acordo com a ginecologista Lilian Fiorelli em entrevista prévia ao MinhaVida, alguns deles são comuns no período gestacional, como vontade frequente de urinar e sensação de peso na barriga. Por esse motivo, eles podem ser facilmente disfarçados e confundidos com sinais da gravidez.
Como tratar a infecção urinária?
O tratamento de infecção urinária é feito através da administração de medicamentos antibióticos, como nitrofurantoína e penicilina, mas a indicação médica pode variar de acordo com o tipo de infecção e do micro-organismo causador. Os remédios ajudam a eliminar as bactérias causadoras e a aliviar os principais sintomas.
Saiba mais: Remédios para infecção urinária: veja 10 opções mais indicadas
Em conjunto ao tratamento clínico, é importante adotar alguns hábitos de vida para ajudar na recuperação. O consumo de água em abundância é o principal e contribui para expelir bactérias e impurezas da bexiga e da uretra, além de não segurar o xixi e esvaziar a bexiga completamente a cada vez que for urinar.
O uso de métodos caseiros pode ajudar a aliviar os sintomas, como o consumo de chás, mas destaca-se que eles não devem substituir o tratamento clínico com antibióticos. Se a paciente for gestante, o método também deve ser avaliado por um especialista.