Graduado em Medicina em 2002 pela Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Concluiu re...
iRedator de saúde e bem-estar, entusiasta de pautas sobre comportamento e colaborador na editoria de fitness.
Médica ginecologista especialista em Endoscopia Ginecológica titulada pela FEBRASGO, também professora de Yoga...
iO que é Infecção urinária?
A infecção urinária, também conhecida como infecção do trato urinário, é uma doença infecciosa causada por micro-organismos, especialmente bactérias e fungos, que pode acometer qualquer parte do sistema urinário, como rins, ureteres, bexiga e uretra. Mais comum em mulheres, o problema apresenta sintomas como ardência ao urinar, incontinência urinária e sensação de pressão na barriga.
Causas
O que causa a infecção urinária?
A infecção urinária pode ser causada por diferentes fatores e se manifestar de maneira distinta, dependendo do tipo e da estrutura do sistema urinário que foi acometido.
Normalmente, a infecção é causada por alterações no equilíbrio da microbiota da região genital, o que favorece a proliferação de micro-organismos que causam a infecção — como a bactéria Escherichia coli, naturalmente encontrada no intestino. Os principais fatores que podem causar esse desequilíbrio são:
- Higiene inadequada da região íntima
- Segurar a urina
- Beber pouca água
- Ter pedra nos rins
- Uso prolongado de absorvente interno
Saiba mais: O que causa infecção urinária? Veja as 5 razões mais comuns e se é transmissível
Tipos
Os tipos, causas e sintomas das infecções urinárias variam de acordo com o local onde há infecção. Ela é dividida em diferentes tipos, sendo eles:
- Cistite: é uma infecção bacteriana na bexiga ou no trato urinário inferior. Ela é, na maioria das vezes, causada pela proliferação da Escherichia coli. A relação sexual também pode levar à cistite, mas você não precisa ser sexualmente ativa para desenvolvê-la
- Uretrite: consiste na inflamação ou infecção da uretra, o canal que transporta a urina da bexiga para fora do corpo. As uretrites são decorrentes de bactérias provenientes do trato gastrointestinal, mas pelo fato da uretra nas mulheres estar mais próxima da vagina, algumas infecções como herpes, gonorreia e infecção por clamídia podem levar à uretrite
- Pielonefrite: é um tipo de infecção do trato urinário que geralmente começa na uretra ou na bexiga e viaja para um ou ambos os rim. Se não for tratada adequadamente, a pielonefrite pode prejudicar permanentemente seus rins ou a bactéria pode se espalhar para a corrente sanguínea e causar uma infecção potencialmente fatal
- Infecção nos ureteres: é uma infecção que afeta os tubos responsáveis por propelir a urina dos rins até a bexiga
Sintomas
Sintomas de infecção urinária
Os sintomas de infecção urinária podem variar de uma pessoa para outra e de acordo com o local do sistema urinário afetado. Os principais incluem:
- Ardência forte ao urinar
- Forte necessidade de urinar, mesmo tendo acabado de voltar do banheiro
- Urina escura
- Urina acompanhada de sangue
- Urina com cheiro muito forte
- Dor pélvica
- Dor no reto
- Aumento da frequência de micções
- Incontinência urinária
Saiba mais: Sintomas da infecção urinária: 9 mais comuns e como tratar
Diagnóstico
O diagnóstico de infecção urinária é clínico deve ser realizado por um médico através dos seguintes exames:
- Exame de urina: é o método mais frequente usado para realizar o diagnóstico. O resultado fica pronto em torno de duas horas. A urina é analisada a procura de leucócitos (glóbulos brancos, que quando estão em níveis acima do normal representam um quadro infeccioso) e traços de sangue.
- Cultura de urina: uma análise de urina feita em laboratório geralmente é seguida de uma cultura de urina, em que o médico usará a amostra do paciente para cultivar a bactéria causadora em laboratório. Esse exame ajuda a identificar a bactéria e quais medicamentos são mais eficazes na ação contra ela
- Exames de imagem: o médico também poderá optar por realizar uma tomografia, um ultrassom ou uma ressonância magnética para identificar possíveis anormalidades em seu trato urinário. O especialista também pode solicitar o exame com utilização de contraste para destacar as partes do sistema urinário que apresentam problemas.
- Cistoscopia: é usada para analisar as partes internas da bexiga e da uretra a fim de identificar a causa da infecção.
Em casos de infecções é necessário realizar exames radiológicos, como tomografia ou até ressonância magnética para melhor avaliar a gravidade e a presença de fatores agravantes da infecção urinária.
Fatores de risco
Diversos fatores podem aumentar o risco de infecção urinária, como ter um sistema imunológico enfraquecido (devido ao tratamento de câncer, por exemplo), problemas na bexiga que impedem o esvaziamento inadequado ou a presença de infecção na corrente sanguínea.
Além disso, destaca-se que a presença de infecções mais comuns em pessoas cuja uretra é menor — como no caso do sistema reprodutor feminino. Por isso, embora não seja uma doença restrita a esse grupo, ele apresenta 50 vezes mais chances de ter infecção urinária. Sua incidência é muito comum, especialmente, durante a gravidez.
No período, as alterações fisiológicas favorecem a colonização do trato urinário por bactérias e fungos. Alterações metabólicas e endócrinas, além de outras infecções vaginais, também podem ser fatores de risco para o desenvolvimento da infecção em gestantes.
Saiba mais: Infecção urinária na gravidez: quais os cuidados necessários?
Buscando ajuda médica
Em caso de ardência ao urinar, dor pélvica, urina acompanhada de sangue e vontade frequente de urinar, procure um pronto-socorro, clínico geral ou ginecologista imediatamente. Se não tratada adequadamente, a infecção urinária pode causar complicações que afetam diretamente a qualidade de vida.
Tratamento
O tratamento de infecções urinárias varia de acordo com o tipo de cada infecção, a frequência com que o paciente apresenta quadros infecciosos e sua gravidade. Normalmente, ele é feito a partir da administração de medicamentos antibióticos. O especialista também poderá receitar o uso de analgésicos para aliviar os sintomas de dor e a ardência ao urinar.
Saiba mais: Remédios para infecção urinária: confira 10 opções mais indicadas
Também é essencial que o paciente adote alguns hábitos, como beber bastante água, não segurar o xixi e esvaziar completamente a bexiga cada vez que for urinar.
Tratamento caseiro para infecção urinária com chás
Tratamentos caseiros, quando feitos isoladamente, não são eficientes contra a infecção urinária. Por isso, o ideal é sempre procurar ajuda médica. No entanto, alguns alimentos e bebidas podem ser aliados aos antibióticos para turbinar o processo de cura:
- Chá de aroeira
- Cranberries
- Melancia
- Chá de manjericão
- Chá de carqueja
Saiba mais: Chá para infecção urinária e outros tratamentos caseiros
Medicamentos
Remédio para infecção urinária
Os remédios mais usados para o tratamento de infecção urinária são:
- Amicacina
- Amoxicilina + Clavulanato de Potássio
- Amozilina
- Androfloxin
- Bactrim
- Ceclor
- Cefaclor
- Cefadroxila
- Cefalexina
- Cefalotina
- Ceftriaxona Dissódica
- Ceftriaxona Sódica
- Cetoprofeno
- Ciprofloxacino
- Cefanaxil
- Cipro
- Clocef
- Clordox
- Cystex
- Doxiciclina
- Hincomox
- Monuril
- Nitrofen
- Norfloxacino
- Meropeném
Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique.
Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.
Tem cura?
Uma infecção urinária tem cura se diagnosticada e tratada adequadamente. Em geral, os sintomas desaparecem poucos dias após o começo do tratamento.
Prevenção
Algumas medidas podem prevenir ajudar a prevenir o surgimento de infecções urinárias, tais como:
- Consuma, pelo menos, dois litros de água por dia;
- Limpe-se após urinar para evitar que bactérias se acumulem no local e entrem no trato urinário;
- Urine após relações sexuais para esvaziar a bexiga. O consumo de água também contribui para diluir a urina;
- Use absorventes externos em vez de internos, pois alguns especialistas acreditam que isso aumente a probabilidade de infecções. Troque de absorvente cada vez que for ao banheiro;
- Não use ducha nem sprays ou pó para a higiene feminina, especialmente aqueles que contenham perfume;
- Evite usar calças muito apertadas;
- Use calcinha e meia-calça de algodão e troque-as, pelo menos, uma vez por dia.
Complicações possíveis
Se não for tratada, uma infecção urinária pode causar complicações mais graves, como:
- Infecções recorrentes, especialmente em mulheres que já apresentaram três ou mais infecções
- Danos permanentes aos rins
- O risco de infecção do sangue com risco de vida (sepse) é maior para crianças, idosos e aqueles cujos organismos não conseguem lutar contra as infecções (por exemplo, devido ao HIV ou à quimioterapia para o câncer)
- Aumento no risco de grávidas darem luz a bebês abaixo do peso normal ou prematuros
- Infecção geral
- Morte
Referências
Ministério da Saúde