Membro titular do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), o especialista é professor associado livre docente da Esco...
iRedatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
Você se sente enjoado ou apresenta tontura durante um trajeto de carro? O problema, conhecido como cinetose, acontece por uma informação distorcida dos sensores após o estímulo do movimento, o que provoca sintomas como náusea, mal-estar e palidez.
Com isso, muitas pessoas buscam por alternativas para driblar essas complicações ao pegarem a estrada - entre elas, um modelo de óculos que promete bloquear os sintomas durante as viagens.
Como funciona?
Criado nos anos 2000 e vendido pela Citroën, os óculos foram desenvolvidos com o objetivo de diminuir significativamente os enjoos. Segundo os desenvolvedores, isso acontece devido ao seu formato, com quatro aros circulares - dois na frente e dois em cada lado.
As instruções afirmam que a armação deve ser usada assim que os primeiros sinais de enjoo se manifestarem, permanecendo no rosto por cerca de dez minutos.
As bordas dos anéis são preenchidas com líquido, que pode ser azul ou vermelho. Conforme o veículo se movimenta, os líquidos também se movem, o que, teoricamente, criaria um tipo de “horizonte artificial” no campo de visão, provocando um equilíbrio dos sensores e diminuindo a resposta do cérebro ao apresentar os sintomas de cinetose.
É realmente eficaz?
Não há comprovação científica ou estudos aprofundados sobre a eficácia dos óculos. De acordo com o oftalmologista Paulo Schor, a proposta de um horizonte virtual não é conhecida por fazer diferença no nível de enjoo entre as pessoas.
“Enjoo é uma coisa muito pessoal e, de vez em quando, a gente fica enviesado para poder sentir ou parar de sentir [enjoo] dependendo do que a gente está fazendo. Algumas pessoas, por exemplo, ao andarem de barco, seguram uma corda como se estivessem navegando o barco e não sentem mais o enjoo”, conta o especialista.
Há também quem sinta menos incômodo ao sentar na parte da frente do veículo ou no comando do volante. No geral, a melhor forma de enfrentar os enjoos no carro é entendendo o que funciona para o próprio corpo e tomando medidas preventivas, como manter o corpo resfriado e não olhar pela janela enquanto o veículo se movimenta.
Ainda segundo Paulo, para quem prefere buscar alternativas medicamentosas, é possível encontrar diferentes remédios que ajudam a aliviar o enjoo e o mal-estar. Enquanto alguns provocam sonolência ou evitam que isso aconteça, outros atuam no sistema nervoso central. “São todos remédios que diminuem um pouco o teu linear de cinetose”, diz o especialista.