Graduada em Nutrição e Dietética, Clarissa é nutricionista clínica EMTN no hospital HSANP. Responsável por realizar aten...
iRedatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
O diabetes é uma doença comum e que atinge cerca de 15,7 milhões de pessoas adultas no mundo, segundo o Atlas do Diabetes 2021, divulgado pela Federação Internacional de Diabetes (IDF). Além do tratamento medicamentoso, a condição também pode ser controlada através da alimentação. Porém, engana-se quem pensa que pessoas com diabetes devem evitar apenas alimentos ricos em açúcar.
“No geral, os principais alimentos a serem evitados são as frutas e os carboidratos com alto índice glicêmico, como farinha branca, alimentos industrializados, frituras e refrigerantes”, explica Clarissa Dayane Santos Soares, nutricionista clínica no Hospital HSANP.
Para te ajudar a montar um cardápio mais equilibrado e saudável, separamos, com indicação da nutricionista, 16 alimentos que pessoas com diabetes não devem comer. Confira:
Alimentos com alto índice glicêmico
Antes de falarmos quais alimentos entram nessa lista, é preciso entender o que é índice glicêmico. De acordo com a nutricionista Clarissa, esse é um indicador da velocidade com que as moléculas de glicose chegam à corrente sanguínea após o consumo de um alimento.
Quando comemos, nosso corpo absorve o açúcar presente em cada alimento com uma velocidade diferente. Alimentos com alto índice glicêmico, por exemplo, são absorvidos mais rapidamente, fazendo com que a quantidade de açúcar presente no sangue aumente de forma acelerada, gerando o famoso “pico de glicemia”.
Saiba mais: Índice glicêmico: como saber se um alimento tem baixo IG?
Com um nível mais alto de açúcar no sangue, o pâncreas terá que liberar mais insulina. Porém, com o tempo, o hábito de consumir alimentos com alto índice glicêmico pode levar à resistência insulínica, causando diabetes tipo 2. Os principais alimentos com alto índice glicêmico são:
- Arroz branco
- Macarrão
- Refrigerante
- Batata inglesa
- Pão feito com farinha branca
- Mel
- Doces (balas, bolos e chocolates)
- Sorvetes
O ideal para uma pessoa com diabetes é inserir itens com baixo índice glicêmico na dieta. Confira uma lista com 38 alimentos com baixo índice glicêmico aqui!
Alguns tipos de frutas
Algumas frutas, apesar de serem ricas em fibras, possuem alto índice glicêmico e devem ser consumidas moderadamente por pessoas com diabetes. É o caso de:
“Essas frutas têm um índice glicêmico que ultrapassa os 70%, ou seja, o paciente irá apresentar um pico de glicemia tão alto que poderá ter um diabetes descompensado caso continue introduzindo essas frutas sem alguma fibra ou alimento integral para a ‘queda’ da glicemia”, explica Clarissa.
Com isso, a dica está clara: quer consumir alguma dessas frutas? Combine-as com alimentos ricos em fibras, como cereais integrais e linhaça.
Adoçantes artificiais
Muitas pessoas pensam que, em uma dieta para diabetes, basta substituir o açúcar por um adoçante qualquer. Mas não é bem assim! Os adoçantes artificiais também devem ser evitados para que não haja um pico de glicemia. São eles:
- Aspartame
- Sucralose
- Sacarina
Uma dica importante é sempre ler o rótulo dos alimentos considerados “diet” para saber se eles possuem esses adoçantes em seus ingredientes. Procure priorizar opções que tenham adoçantes naturais na composição, como estévia, xilitol e eritritol.
E quais alimentos pessoas com diabetes podem comer?
“As pessoas com diabetes devem dar preferência a alimentos integrais, com baixo índice glicêmico. Este grupo alimento fará com que a glicemia não tenha um pico tão alto”, explica Clarissa.
No café da manhã, por exemplo, vale apostar em pão integral, ovo mexido ou queijo branco, suco natural ou café e frutas com baixo índice glicêmico, como maçã, pera ou ameixa. As oleaginosas também são bem-vindas, incluindo nozes, castanha-do-Pará, castanha-de-caju, amendoim, amêndoas e outras.
Leia mais: 10 alimentos para controlar o diabetes
O mesmo vale para os carboidratos do almoço e jantar: arroz integral e batata-doce são ótimas opções. “A batata-doce é um carboidrato de baixo índice glicêmico, com seu valor chegando a 44%, auxiliando para o controle do diabetes. Quando ela é consumida, libera vagarosamente o ‘açúcar’, sendo pouco encontrado na circulação sanguínea e, consequentemente, não ativando de forma exagerada a insulina”, afirma a nutricionista.
Para o lanche, além das frutas e dos cereais integrais (aveia e quinoa), a pipoca pode ser consumida por quem tem diabetes. “Sendo preparada sem óleo, ela apresenta pouca caloria e é rica em fibras, sendo um excelente lanche rápido, além de auxiliar na saciedade e a controlar os níveis de glicemia e triglicerídeos”, completa Clarissa.