O ginecologista Patrick Bellelis tem ampla experiência na área de Cirurgia Ginecológica Minimamente Invasiva, atuando pr...
iRedatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
O remédio para endometriose é uma das melhores opções de tratamento para a doença e serve para aliviar os sintomas, principalmente a cólica menstrual intensa. Existem diferentes alternativas, que incluem anticoncepcionais hormonais, analgésicos e remédios que inibem a liberação de hormônios.
A endometriose é uma doença caracterizada pelo crescimento do tecido que reveste a parede interna do útero, chamada endométrio, fora da cavidade uterina. Esse crescimento excessivo pode levar a sintomas como fortes cólicas menstruais e dor durante a relação sexual.
“O tratamento clínico é a principal linha de tratamento para endometriose”, explica Patrick Bellelis, especialista em endometriose e colaborador do setor de endometriose do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP). “Para toda paciente com endometriose, vamos pensar em alguma maneira clínica de tentar impedir o avanço da doença e, lógico, tentar melhorar os sintomas da paciente”, completa.
Para saber qual o melhor remédio para endometriose, é fundamental buscar orientação médica. A seguir, listamos os principais tipos de remédio que são usados no tratamento para endometriose. Confira:
1. Pílula anticoncepcional
A pílula anticoncepcional é um dos principais remédios para endometriose, especialmente as opções que combinam estrogênio e progestina em sua composição. Eles regulam e reduzem o fluxo menstrual, prevenindo o crescimento de tecido endometrial dentro e fora do útero. Com isso, é possível aliviar a maioria dos sintomas de endometriose.
Leia mais: Pílula anticoncepcional engorda? Especialista explica
As pílulas anticoncepcionais também servem como remédios para endometriose profunda, quadros em que as células do endométrio se infiltram na parede de outros órgãos, como bexiga e intestino. “Tanto para endometriose profunda quanto para a superficial, o tratamento medicamentoso será sempre o mesmo”, afirma Patrick.
2. Medicamentos bloqueadores de estrogênio
Outra opção de remédio para endometriose são os agonistas e antagonistas de hormônio liberador de gonadotrofina (GnRH). “Esses medicamentos bloqueiam a liberação de GnRH e, consequentemente, bloqueiam a liberação de estrogênio e progesterona”, esclarece o especialista.
O estrogênio é o hormônio sexual feminino produzido pelos ovários, sendo responsável pela fertilidade, enquanto a progesterona é um hormônio sexual feminino que atua no ciclo menstrual. Ao inibir a liberação desses hormônios, os medicamentos impedem a menstruação, criando uma espécie de “menopausa artificial” ou “menopausa induzida”.
Justamente por levar a um quadro semelhante à menopausa, o tratamento feito com esse tipo de remédio não é indicado para mulheres que querem engravidar e pode causar efeitos colaterais semelhantes à menopausa natural, como secura vaginal, ondas de calor e perda óssea. Nesses casos, o médico pode receitar, também, baixas doses de estrogênio ou progestina (composto sintético com efeito similar à progesterona) para diminuir esses sintomas.
3. Analgésicos
Os analgésicos também podem ser receitados para o tratamento da endometriose, pois aliviam a dor associada à doença, como a forte cólica menstrual e a dor durante a relação sexual. Segundo a NHS, serviço nacional de saúde dos Estados Unidos, os remédios que servem para a dor de endometriose são o paracetamol e o ibuprofeno.
Essa é uma opção segura para mulheres que desejam engravidar, já que não altera o funcionamento dos hormônios relacionados à reprodução. No entanto, como a infertilidade é um dos sintomas de endometriose, é mais recomendado que mulheres em idade reprodutiva que queiram ser mães façam cirurgia ou iniciem tratamentos de reprodução assistida.
Quando a cirurgia para endometriose é indicada?
Além dos medicamentos para endometriose, existem outras opções de tratamento para endometriose, como o DIU hormonal, que atua da mesma forma que as pílulas anticoncepcionais, e a cirurgia. Nesse último caso, o procedimento realizado é a laparoscopia, uma das formas mais eficazes para tratar a doença.
A cirurgia para endometriose é indicada quando a paciente não responde bem ao tratamento clínico e quando os sintomas prejudicam a qualidade de vida. O procedimento também é recomendado quando a endometriose atinge outros órgãos, principalmente o intestino delgado, o que pode causar obstrução intestinal.
Saiba mais sobre a cirurgia para endometriose e suas indicações